3 Dicas para Defender um Valor mantendo o Equilíbrio Emocional
Como defender um valor sendo emocionalmente educado?
Essa é uma situação que pode tirar qualquer um do equilíbrio emocional. Quem já não surtou de raiva porque se sentiu invadido em algum dos seus valores pessoais, como honestidade, respeito, justiça, equidade, transparência, verdade, etc.
Você já foi sequestrado pela raiva quando seu valor honestidade foi colocado em dúvida? Como por exemplo: “Desculpe, mas não vou compartilhar com você meu material da minha palestra. Só compartilharei depois que realizar a palestra.” ou então “Baseado em que você afirma isso?” Você já ficou envergonhado quando seu cartão de crédito não foi aprovado ou na operação da maquininha, apareceu a palavra “bloqueado” ou “Não autorizado”?
Sua honestidade foi colocada em xeque.
Você já se tornou agressivo diante de alguém, cuja postura soou para você como desrespeitosa? Como por exemplo, uma crítica ao seu jeito de se comunicar ou a uma ideia expressa? Ou então, uma interrupção brusca da sua fala em uma reunião da empresa?
Você já se sentiu injustiçada porque foi preterida em uma promoção na sua empresa? Como você reagiu? Com raiva incontida?
E aquelas afirmações: “Você está escondendo informação”; “Você precisa ser mais transparente”, duvidando de você, da sua transparência e da verdade.
Esses tipos de situações, muitas vezes, nos colocam em posição defensiva, já que nos sentimos invadidos e ameaçados naquilo que mais nos são caros: NOSSOS VALORES que aprendemos desde nossa infância e crescemos com esses guias nos orientando como devemos nos comportar na sociedade e nas relações profissionais.
Afinal, VALOR é tudo aquilo que valorizamos porque tem relevância em nossas vidas.
E quando um valor é violentado, podemos perder o controle emocional e a calma, ativando nosso sistema límbico para providenciar a alta produção dos hormônios do stress, cortisol e adrenalina, de forma que nossa mente possa criar mecanismos de sobrevivência diante da ameaça iminente.
O pior é que, na maioria das vezes, saímos da situação nos sentindo desconfortáveis por conta de uma exposição emocional fora do nosso controle. É a nossa reputação que está em jogo, e claro, isso pode impactar em nossa autoimagem, em nosso autoconceito e em nossa autoestima. E quando isso acontece, nos tornamos vulneráveis ao discurso do outro.
Outro dia, li uma frase da consultora Anna Oliveira, que disse:
“Quando nossos valores são ameaçados, ficamos mais emocionais e menos estratégicos no comportamento. Um ambiente perfeito para conflitos que poderiam ser evitados”.
Por coincidência no mesmo dia eu tinha orientado uma coachee, em uma sessão de coaching, sobre como lidar com um conflito engatilhado pelos sentimentos de exclusão, humilhação e rejeição. E aí elogiei a Anna pela frase contundente e verdadeira.
Então aí a Anna me perguntou: “Como defender um valor sendo emocionalmente educado?”
Compartilho aqui com vocês a minha resposta.
AS 3 DICAS PARA LIDAR COM SEU VALOR, EMOCIONALMENTE EDUCADO
Em primeiro lugar, alimentar positivamente seu autoconceito, para não ser fisgado pelas provocações emocionais do outro;
Em segundo lugar, substituir sua raiva por uma boa escuta ativa. Como? Deslocando sua raiva, sobre o que você acha que o outro está pensando de você para uma posição atenta e acolhedora e, com uma postura empática, focar nas necessidades e sentimentos do outro, para entender que necessidade não está sendo atendida, e finalmente…
Em terceiro lugar, ter claro o que é seu e o que é do outro, assumindo uma postura assertiva ao se posicionar com firmeza e generosidade.
Os três passos são o segredo para gerenciar seus valores, com um pensamento sábio e assertivo.
Seja o guardião dos seus valores, com equilíbrio emocional e assertividade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como manter o equilíbrio emocional e ser guardião dos seus valores? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Vera Martins
https://vera-martins.com/
Confira também: Você Sabe Qual é o Segredo da Conexão Humana?
Participe da Conversa