3 Erros no Marketing Digital que podem custar caro para seu negócio!
Falhar faz parte, mas alguns erros no Marketing Digital podem ser evitados. Até porque, muitos podem causar grandes transtornos e altos custos (sem retorno) para o negócio. Neste artigo, vou falar então especificamente de três.
O primeiro se refere ao WhatsApp. É inegável a importância da ferramenta para praticamente todas as marcas nos dias de hoje, mas o problema está no seu uso indevido.
Só no começo desta semana, inesperadamente, recebi diversas mensagens (de propaganda) de empresas com as quais eu nunca tive nenhum tipo de relacionamento. E é justamente aí que estão diversos problemas. Como eles conseguiram meu número? Como me cadastram numa lista de transmissão e me enviam mensagens sem a minha permissão?
Esse tipo de prática é SPAM. E, ainda por cima, fere sobretudo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). As consequências desse tipo de ação são as piores possíveis: possível autuação por ferir a lei, imagem arranhada, demonstração de amadorismo, claro desrespeito aos consumidores e certamente o risco de perder a conta do WhatsApp.
A premissa é a seguinte: você só pode enviar conteúdos comerciais para aqueles que solicitam ou concedem prévia autorização, tanto por e-mail quanto WhatsApp. Simples assim. Jamais compre listas e mailings. Isso é ilegal! E o fato de você ter o telefone de um cliente não lhe dá direito de colocá-lo num grupo ou lista, ok?
Outros dois erros no Marketing Digital muito comuns
Quer ver mais um motivo para desperdiçar energia e até dinheiro? Não ter estratégias bem definidas. O que quero dizer com isso? Muitas empresas acabam simplesmente seguindo tendências, o que está “bombando”, o que os concorrentes estão fazendo…
A questão é que nem tudo se aplica a todos os negócios. E pior: mesmo implementando diversas ações ou marcando presença em todas as redes sociais, não haverá resultado sem planejamento. Uma pena que muitos pulem esta essencial fase do planejar e já partem direto para a ação, ainda que sem rumo.
Esses dois erros comuns, que já citei até agora no artigo, poderiam ser, de fato, facilmente evitados se um terceiro equívoco não fosse cometido com frequência: não contar com profissionais ou prestadores de serviços especialistas na área digital.
Diversas vezes empreendedores que precisavam, desesperadamente, de ajuda depois de tentar algumas “soluções caseiras” me acionaram. O trabalho do “sobrinho” não estava dando resultado, os “impulsionamentos” nas redes sociais não estavam atingindo o público certo, enfim, o dinheiro estava indo pelo ralo.
É preciso cuidado, planejamento e profissionalismo para que os investimentos feitos no Marketing Digital não virem apenas despesas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Erros comuns no Marketing Digital que podem custar caro para seu negócio!? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Pare de só comprar e comece a faturar no bilionário mercado de cursos online
Participe da Conversa