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3 Situações em que Adiar uma Conversa Difícil é o Melhor a se Fazer

Nem sempre insistir em uma conversa difícil é a melhor escolha. Descubra 3 situações em que adiar estrategicamente pode evitar conflitos, melhorar o diálogo e garantir resultados mais produtivos. Aprenda a se preparar para conversas desafiadoras!

3 Situações em que Adiar uma Conversa Difícil é o Melhor a se Fazer!

3 Situações em que Adiar uma Conversa Difícil é o Melhor a se Fazer

Conversas difíceis são essenciais para resolver problemas, mas saber quando adiá-las estrategicamente pode fazer toda a diferença no resultado.

Você já percebeu como algumas situações pedem por uma conversa importante, mas a sensação de “não estar pronto” te faz hesitar? É quase como estar em uma encruzilhada: de um lado, a vontade de resolver o que está incomodando; do outro, o medo de piorar as coisas ou escolher o momento errado. Nem sempre evitar é a melhor saída, mas saber adiar pode ser tão estratégico quanto o que você vai dizer. Afinal, a maneira como conduzimos essas conversas é tão importante quanto o conteúdo delas.

Adiar conversas difíceis não é o mesmo que fugir delas. Às vezes, esperar o momento adequado pode fazer toda a diferença para um desfecho mais produtivo. Aqui estão três situações em que você deve considerar adiar uma conversa difícil:


1) Quando você está com raiva (ou com baixa disponibilidade emocional)

Sentir raiva é natural, mas agir sob sua influência pode levar a comentários que certamente farão você se arrepender depois. A raiva pode criar uma falsa sensação de urgência, fazendo parecer que você precisa resolver tudo na hora. Não caia nessa armadilha. Dê um tempo para se acalmar. Às vezes uma boa noite de sono é o melhor a se fazer.

Outra situação que pode pedir o adiamento de uma conversa é quando você está com baixa disponibilidade emocional. Nessas situações, qualquer coisinha pode te tirar do sério. Em minhas palestras e treinamentos, costumo brincar com os participantes que quando estou com fome e com sono fico com baixo carisma, portanto, é uma péssima hora para conversar sobre qualquer coisa, quem dirá uma conversa difícil!

Aprenda a se observar e a a identificar quando seu reservatório emocional estiver baixo. E, sempre que for possível, prefira evitar conversas importantes nesses momentos.


2) Quando a outra pessoa está com as emoções a flor da pele

Se a outra pessoa está visivelmente abalada, defensiva ou muito irritada, é hora de pausar. Continuar a conversa nesse momento só vai escalar o conflito.

Nomeie o que está acontecendo e valide os sentimentos dela. Você pode dizer algo como: “Eu percebo que isso está sendo difícil para você” ou “Quando você eleva o tom de voz, me sinto desconfortável. Penso que seja melhor pararmos por aqui e retomarmos a conversa em outro momento”.

Essa abordagem pode ajudar a outra pessoa a se sentir compreendida e a reconhecer suas próprias emoções. Às vezes uma pausa de 5 minutos será suficiente. Outras vezes, podem ser necessários alguns dias. É importante que você evite presumir o que é melhor para a outra pessoa, e que deixe que ela te sinalize qual o melhor momento de retomar a conversa.


3) Quando você não está preparado

Entrar em uma conversa difícil sem clareza do problema ou do resultado que esperar obter pode ser desastroso. Muitas vezes, as pessoas agem impulsivamente, com o único intuito de tirar logo o problema da frente. Assim, navegam pela conversa sem saber onde querem chegar e disparando comentários sem qualquer planejamento. Isso pode gerar mais desentendimentos, problemas e conflitos desnecessários.

Para uma conversa difícil ser eficaz, é importante que você se prepare para ela, elaborando os fatos, os impactos que isso tem em você/na equipe/na organização, e abrindo espaço para fazerem combinados e/ou encontrarem formas de resolverem o problema.

Conversas difíceis, quando bem feitas, abrem portas para relacionamentos mais fortes, oportunidades e resultados. Mas elas só dão certo se você estiver emocionalmente equilibrado e preparado. Da próxima vez que sentir que é hora de ter aquela conversa complicada, lembre-se: às vezes, adiar é o passo mais inteligente para que ela seja realmente produtiva.


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Milena Serro
https://www.linkedin.com/in/milenaserro

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Milena Serro Author
Milena Serro é Palestrante, Mentora e Facilitadora de Comunicação Consciente e Não Violenta. Especialista em Conversas Difíceis, apoia profissionais e organizações na criação de relações de confiança, colaboração e resultados. É escritora e coautora do livro Descubra O Elo.
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