4 Competências Fundamentais, Pessoais e de Liderança, para Alavancar o Seu Futuro!
Sabemos que o processo de coaching trabalha muito fortemente as questões das competências, e temos muitas se fizermos um inventário das competências.
Hoje quero contribuir com o nosso banco de competências, acrescentando mais quatro, que na visão da psicologia apreciativa são fundamentais.
Essas quatro competências são fundamentais quando aplicadas na Descoberta, no Sonho, no Planejamento e para o futuro, a saber:
1ª) Competência Afirmativa:
A organização se baseia na capacidade humana para apreciar possibilidades positivas focalizando seletivamente os pontos fortes, sucessos e potenciais atuais e passados. Assim, ao nutrir a competência afirmativa, os líderes de uma organização de alto desempenho comemoram as conquistas dos membros, direcionando a atenção para os pontos fortes deles como fonte de vitalidade da organização.
2ª) Competência Expansiva:
A organização desafia os hábitos e práticas convencionais, provocando os integrantes a experimentarem ao máximo e faz promessas expansivas que os desafia, de fato, a se ampliarem em novas direções. Dessa maneira, evoca um grupo de valores e ideias mais elevados que os inspiram a ter um envolvimento intenso.
As organizações de alto desempenho criam uma visão que desafia os integrantes encorajando-os a ir além das formas conhecidas de pensamento, elas provocam os membros a irem além do que parecia ser os limites razoáveis.
3ª) Competência Generativa:
A organização constrói sistemas integrados que permitem aos membros verem o resultado de suas ações, para assim reconhecerem que estão fazendo uma contribuição relevante e para experimentarem uma sensação de progresso.
As organizações de alto desempenho inspiram os melhores esforços dos membros. Seus sistemas incluem um feedback elaborado e oportuno para que os membros sintam que estão contribuindo para um propósito significativo. Em particular isto é importante para que as pessoas experimentem o progresso, vejam que suas tarefas rotineiras fazem a diferença.
Quando os membros percebem que seus esforços estão contribuindo para a realização do objetivo desejado, então se torna mais provável que tenham uma sensação de esperança e empoderamento.
4ª) Competência Colaborativa:
A organização cria fóruns nos quais os membros se envolvem no diálogo contínuo e dessa maneira trocam diversas perspectivas para transformar sistemas. Sistemas colaborativos que permitem que assim diálogo promova a articulação de múltiplas perspectivas e encoraja o debate contínuo e ativo. A organização de alto desempenho cria o ambiente que promove a participação e planos de trabalho altamente comprometidos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as competências fundamentais, pessoais e de liderança, para o futuro? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
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