4 Cuidados na Hora de Contratar um Social Media para Seu Negócio
Contratar um social media passou a ser uma prioridade para muitos negócios nos últimos tempos. Prova disso é que o número de vagas para esses profissionais não para de crescer.
Em novembro de 2020, havia 7.441 oportunidades de emprego, divulgadas no LinkedIn, com os termos “social media”, “redes sociais”, “mídias sociais” e “community manager”. No começo de março de 2021, o número saltou para 13.986.
E esse boom se dá, em especial, ao processo de digitalização que diversas marcas ainda analógicas foram submetidas devido à pandemia, além do aumento na demanda online entre os negócios que já vinham trabalhando bem neste ambiente.
Mas como escolher um bom profissional para cuidar das suas redes sociais? Quais habilidades ele deve ter?
Para responder essas perguntas, listo abaixo 4 cuidados que você deve ter antes de fechar com um especialista.
1) Formação como social media
Hoje em dia há muitas pessoas que se “vendem” como gestores de redes sociais, mas não possuem especialização na área. Isso porque acreditam que só o conhecimento nessas mídias é suficiente para desempenhar a função, o que nem de longe é verdade. Fuja dos amadores.
2) Habilidade com texto
Se você deseja um profissional para produzir conteúdo, é altamente recomendável que seja alguém formado em Comunicação. Um jornalista, por exemplo, já tem o dom e a aptidão para escrever e até ajudar você com outros formatos, como áudio e vídeo.
Além disso, a habilidade como comunicador deste profissional evitará que você passe por situações constrangedoras, como erros gramaticais em posts ou interações com usuários. Lembre-se que o social media normalmente atua como ghostwriter da sua marca. Por isso, cuidado. É o seu nome em jogo.
3) Conhecimento em ads
Não basta apenas dominar a escrita. Saber criar anúncios é uma habilidade obrigatória do social media. Isso porque a mídia paga é essencial para que a empresa conquiste resultados expressivos nas redes sociais, seja em alcance, interações ou vendas.
Portanto, verifique se o profissional conhece a fundo todos os recursos para criar campanhas de sucesso para seu negócio.
4) Facilidade com números
Um social media profissional sabe a importância das métricas. Afinal, os números trazem informações extremamente relevantes não só para o trabalho nas redes sociais, mas também para o negócio em si.
Por isso, é essencial que o profissional tenha essa habilidade com métricas também e gere relatórios mensalmente.
Com esses quatro cuidados na hora de contratar um social media, você diminui (muito) a chance de contratar alguém que se venda como amador, mas na verdade é um amador.
Boa sorte!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os cuidados para contratar um social media para seu negócio? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Você conhece nossos cursos online, didáticos e práticos? Então acesse:
Redes sociais | Facebook | Instagram | LinkedIn
Confira também: 5 Conteúdos para Gerar Leads para Seu Negócio
Participe da Conversa