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4 erros mais comuns no planejamento estratégico

Você já definiu as estratégias para o próximo ano? Na correria de entregar as metas do último trimestre, não damos a devida atenção para esta etapa essencial.

erros comuns no planejamento estratégico

4 erros mais comuns no planejamento estratégico

Peter Drucker fala que 60% dos problemas internos nas empresas são recorrentes da má comunicação. Então qual a relação desta frase com o planejamento estratégico e os erros mais comuns dos gestores?

Se você ainda não definiu as estratégias para o próximo ano da sua empresa, vai realizar em breve. Correria de entregar as metas do último trimestre, falta tempo e muitas vezes não damos a devida atenção para esta etapa essencial dos resultados do seu próximo ano.

O primeiro erro que muitos gestores cometem é construir seu planejamento estratégico sozinho.

Envolva seu time para dar ideias, visualizar oportunidades e mapear tudo aquilo que precisa de ajustes. O time quer contribuir, portanto, abra espaço na sua agenda para uma escuta ativa para boas práticas, ações que não visualizamos na operação e formas de inovar.

70% do nível de engajamento é atribuída à forma de gestão, portanto se você quer engajamento para as metas e resultados, torne-os corresponsáveis por esta etapa de planejamento.

O segundo erro mais comum é você fechar suas estratégias sem qualquer tipo de alinhamento com seus pares e áreas correlatas.

Como você pode construir ações sem olhar para outras áreas do negócio e irá impactar o trabalho delas no futuro? Não caia nesta cilada, pois só comunicar as ações, cria mini feudos e ilhas isoladas que vão construir caminhos diferentes para se chegar num lugar de objetivo comum ou até mesmo, correr o risco de criar mini empresas dentro de uma mesma.

É neste ponto que entram os problemas de comunicação. Cada área terá foco nas suas ações, as reuniões serão improdutivas e os conflitos vão ocorrer. Empatia é fundamental e vivemos um mundo de colaboração, por isso saia da sua caixa, pare de ter medo de compartilhar e troque com seus pares.

Outro erro é você não mapear o mercado e seus clientes.

Quais são as tendências, dores de seus clientes? O que eles esperam da sua empresa? Não importa a área, conheça do negócio! Para projetar o futuro em ações práticas e tangíveis, você precisa estar conectado onde o negócio acontece e não atrás do seu computador. O risco é você desenhar algo que não gere valor.

O último erro mais comum é você deixar tudo para a última hora, ou pior, nem montar seu planejamento.

Aqui não falo apenas de sua empresa, mas o seu próprio planejamento pessoal, de carreira.

Construa as ações, com prazos e clareza total do caminho que quer chegar. As pessoas desmotivam quando os papéis não são claros e não veem propósito na entrega.

Não se deixe ser engolido pelo dia a dia da operação. Pense no seu time, nas pessoas com quem você constrói esta jornada. Consistência com autenticidade vão validar os próximos passos. Não se constrói resultados, se desenvolve um time de alta performance com vontade de fazer acontecer.

Existem muitas ferramentas para te apoiar neste momento, mas não deixe de se atentar a estes erros e mais do que isso, simplesmente desenhar e não tirar do papel. Mão na massa.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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