4 Erros que as Empresas Cometem no Onboarding do Colaborador
A chegada de um novo colaborador é muito esperada pelo time, mas imagine para quem está começando uma nova jornada profissional, cheio de expectativa e ansiedade. O processo de onboarding do colaborador é crucial para garantir que essa transição seja suave e bem-sucedida.
Temos uma oportunidade incrível de gerar engajamento e conexão deste novo colaborador desde seu aceite da proposta, para que se sinta parte e veja sua importância para o time. Um onboarding bem estruturado pode fazer toda a diferença nesse sentido.
Neste artigo, vou listar os 4 Erros que as empresas cometem no onboarding do colaborador:
Erro 1: Falta de Comunicação da Liderança antes da chegada
O primeiro erro que as empresas cometem no onboarding do colaborador é a liderança apenas conversar com o profissional após todo o treinamento de RH e iniciais da área.
Um report recente da Gartner apontou que apenas 11% dos novos contratados das empresas pesquisadas conversaram com seus líderes entre o aceite da oferta e seu primeiro dia.
Uma conversa após este aceite deixa o colaborador mais conectado e alinhado antes mesmo de sua chegada. E mais, não precisa esperar tanto para o gestor entrar em contato com o colaborador. Fica a dica.
Erro 2: Foco Exclusivo no Treinamento Técnico
O segundo erro no onboarding do colaborador é focar apenas no treinamento técnico das atividades. É essencial criar um bom treinamento de valores e, mais do que isso, comportamental. Estruturar uma trilha potencializará a performance do colaborador nos entregáveis.
Erro 3: Falta de um Mentor Designado
O terceiro erro que as empresas cometem no onboarding do colaborador é não designar uma pessoa da empresa para mentorar o novo colaborador. Alguém da área ou até de outra área pode ser um guia para tirar dúvidas, apoiar na integração cultural e ser um rosto amigo para tornar a integração mais fluida. A pessoa não conhece ninguém e, se estiver em trabalho remoto, vai se sentir muito sozinha neste início tão importante.
Erro 4: Ausência de Acompanhamento e Feedback
O quarto erro no onboarding do colaborador é não acompanhar este colaborador com bons rituais e feedback. A liderança e o time podem apoiar significativamente para que a integração seja alinhada ao que é esperado. Uma vez que o colaborador tem 3 meses para avaliação de sua experiência, todos querem que esta parceria dê certo. Busque caminhos para que esta jornada seja bacana para todos.
Um colaborador engajado desde o início é um forte embaixador da cultura e marca empregadora. Portanto, crie uma experiência de onboarding do colaborador acolhedora e, acima de tudo, humana.
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Quer saber mais sobre como fazer o processo de onboarding do colaborador de forma eficaz? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/
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