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4 Erros que as Empresas Cometem no Onboarding do Colaborador

A chegada de um novo colaborador é um momento crucial. Descubra os 4 erros mais comuns que as empresas cometem no onboarding de novos colaboradores e aprenda como evitá-los, garantindo uma integração eficaz e humana.

4 Erros que as Empresas Cometem no Onboarding do Colaborador

4 Erros que as Empresas Cometem no Onboarding do Colaborador

A chegada de um novo colaborador é muito esperada pelo time, mas imagine para quem está começando uma nova jornada profissional, cheio de expectativa e ansiedade. O processo de onboarding do colaborador é crucial para garantir que essa transição seja suave e bem-sucedida.

Temos uma oportunidade incrível de gerar engajamento e conexão deste novo colaborador desde seu aceite da proposta, para que se sinta parte e veja sua importância para o time. Um onboarding bem estruturado pode fazer toda a diferença nesse sentido.

Neste artigo, vou listar os 4 Erros que as empresas cometem no onboarding do colaborador:

Erro 1: Falta de Comunicação da Liderança antes da chegada

O primeiro erro que as empresas cometem no onboarding do colaborador é a liderança apenas conversar com o profissional após todo o treinamento de RH e iniciais da área.

Um report recente da Gartner apontou que apenas 11% dos novos contratados das empresas pesquisadas conversaram com seus líderes entre o aceite da oferta e seu primeiro dia.

Uma conversa após este aceite deixa o colaborador mais conectado e alinhado antes mesmo de sua chegada. E mais, não precisa esperar tanto para o gestor entrar em contato com o colaborador. Fica a dica.

Erro 2: Foco Exclusivo no Treinamento Técnico

O segundo erro no onboarding do colaborador é focar apenas no treinamento técnico das atividades. É essencial criar um bom treinamento de valores e, mais do que isso, comportamental. Estruturar uma trilha potencializará a performance do colaborador nos entregáveis.

Erro 3: Falta de um Mentor Designado

O terceiro erro que as empresas cometem no onboarding do colaborador é não designar uma pessoa da empresa para mentorar o novo colaborador. Alguém da área ou até de outra área pode ser um guia para tirar dúvidas, apoiar na integração cultural e ser um rosto amigo para tornar a integração mais fluida. A pessoa não conhece ninguém e, se estiver em trabalho remoto, vai se sentir muito sozinha neste início tão importante.

Erro 4: Ausência de Acompanhamento e Feedback

O quarto erro no onboarding do colaborador é não acompanhar este colaborador com bons rituais e feedback. A liderança e o time podem apoiar significativamente para que a integração seja alinhada ao que é esperado. Uma vez que o colaborador tem 3 meses para avaliação de sua experiência, todos querem que esta parceria dê certo. Busque caminhos para que esta jornada seja bacana para todos.

Um colaborador engajado desde o início é um forte embaixador da cultura e marca empregadora. Portanto, crie uma experiência de onboarding do colaborador acolhedora e, acima de tudo, humana.

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Quer saber mais sobre como fazer o processo de onboarding do colaborador de forma eficaz? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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