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4 Erros Que Geram Conflitos entre Líder e Liderado

Descubra quais são os 4 erros mais comuns que geram conflitos entre líder e liderado. Entenda como evitar ruídos na comunicação, melhorar o alinhamento de expectativas e criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, começando hoje mesmo!

4 Erros Que Geram Conflitos entre Líder e Liderado

4 Erros Que Geram Conflitos entre Líder e Liderado

Uma das principais habilidades que os profissionais precisam de desenvolvimento é a comunicação. Não é à toa que pesquisas apontam que se perde bilhões por ano nos negócios, justamente por falta de alinhamento e ruídos na comunicação.

Se você é líder, você já parou para refletir do quanto você tem de responsabilidade sobre os resultados do seu time, pela forma que você se comunica? E vou além, será que o que você dá de direcionamento é, de fato, entendido pelo seu time para gerar execução?

Sinto lhe dizer que muitas vezes não. E diversas situações no dia a dia do negócio, podem ainda piorar a relação entre liderança e time, gerando conflitos.

Para te apoiar no seu desenvolvimento, alguns erros para despertar consciência e ação para mudança.

1. Não deixar alinhado as expectativas do que se espera de resultado, metas e comportamentos

O líder diz que foi feito uma conversa sobre todos os pontos, mas para o colaborador, não está claro o que de fato é esperado. Será que a forma que você comunicou estava aberta ao diálogo, troca e principalmente dúvidas do seu colaborador? Muitas vezes pela posição de liderança, carregamos um ar de autoridade e pode fazer com que a pessoa fique com vergonha de dizer que não sabe ou não compreendeu. Eu sei que a pessoa deve perguntar, mas é nosso papel garantir que as mensagens sejam repassadas.

Não faça apenas rituais de projetos e status, faça conversas de expectativas, dúvidas, trocas de boas práticas, receios. Para muitos times, o líder não fala o que é esperado, para onde a empresa está indo, não associa a importância da pessoa para o todo e isso gera muita insegurança, incerteza e conflito.

Faça uma troca franca e esteja aberto líder para ouvir seu colaborador.

2. Na hora da pressão por resultados, pouco se vê valor no desenvolvimento das pessoas

A maioria dos líderes aprendeu a dar feedback, fazer uma reunião de report e da importância de desenvolver sua equipe. Mas na hora que o resultado aperta, se esquece e liga-se o modo comando e controle. São cobranças, poucas trocas, nada de papos de desenvolvimento. É como se fosse gastar tempo que poderia se entregar resultados.

Mas o que muitos líderes se esquecem é que estes rituais sejam com os times e individuais, em momentos difíceis, são essenciais para gerar engajamento e fortalecimento para as equipes apoiarem na virada de jogo. O comprometimento aumenta quando você coparticipa as pessoas nas decisões, as ouve e as chama para apoiar na mudança. Invista no time que o time estará sempre com você.

3. Não encaram as conversas difíceis

Muitas situações ocorrem no dia a dia e que vão sendo guardadas e gerando inúmeros sentimentos. Até que isso começa a pegar na motivação e entrega. Parece que se constrói um muro invisível e aquela conversa fluida, passa a ter receios e até as ideias param de vir. E não entendemos o que está ocorrendo.

Será que não está na hora de uma conversa franca e necessária?

Conversa difícil não é brigar, ter de concordar com tudo, mas se abrir para ouvir, dizer como se sente, se conectar com o outro dizendo as suas necessidades que levaram aquele tipo de atitude. Mas também buscar compreender o que o outro sente e necessidades. É o famoso ganha-ganha.

Precisamos encarar estas conversas, pois abrem um canal franco e até mais maduro nas relações com as equipes.

4. Liderança sabe tudo

Queremos nos mostrar fortes e sábios para as equipes. Mas não temos todas as respostas. Parece óbvio, mas muitos gestores possuem dificuldade de mostrarem seus erros e vulnerabilidades.

Todos estamos em aprendizado e os times podem nos apoiar, acolher e se conectar ainda mais quando de fato nos tornamos mais acessíveis e humanos. Busque formar um time complementar, com diversidade pois potencializar resultados e relações.  A experimentação e inovação nascem quando estamos dispostos a errar, aprender e testar.

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Quer saber mais sobre quatro erros comuns do líder que geram conflitos com o liderado e como evitar? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você a filtrar o que realmente importa!

Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br  
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/

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Aline Gomes Author
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Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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