4 Erros Que Geram Conflitos entre Líder e Liderado
Uma das principais habilidades que os profissionais precisam de desenvolvimento é a comunicação. Não é à toa que pesquisas apontam que se perde bilhões por ano nos negócios, justamente por falta de alinhamento e ruídos na comunicação.
Se você é líder, você já parou para refletir do quanto você tem de responsabilidade sobre os resultados do seu time, pela forma que você se comunica? E vou além, será que o que você dá de direcionamento é, de fato, entendido pelo seu time para gerar execução?
Sinto lhe dizer que muitas vezes não. E diversas situações no dia a dia do negócio, podem ainda piorar a relação entre liderança e time, gerando conflitos.
Para te apoiar no seu desenvolvimento, alguns erros para despertar consciência e ação para mudança.
1. Não deixar alinhado as expectativas do que se espera de resultado, metas e comportamentos
O líder diz que foi feito uma conversa sobre todos os pontos, mas para o colaborador, não está claro o que de fato é esperado. Será que a forma que você comunicou estava aberta ao diálogo, troca e principalmente dúvidas do seu colaborador? Muitas vezes pela posição de liderança, carregamos um ar de autoridade e pode fazer com que a pessoa fique com vergonha de dizer que não sabe ou não compreendeu. Eu sei que a pessoa deve perguntar, mas é nosso papel garantir que as mensagens sejam repassadas.
Não faça apenas rituais de projetos e status, faça conversas de expectativas, dúvidas, trocas de boas práticas, receios. Para muitos times, o líder não fala o que é esperado, para onde a empresa está indo, não associa a importância da pessoa para o todo e isso gera muita insegurança, incerteza e conflito.
Faça uma troca franca e esteja aberto líder para ouvir seu colaborador.
2. Na hora da pressão por resultados, pouco se vê valor no desenvolvimento das pessoas
A maioria dos líderes aprendeu a dar feedback, fazer uma reunião de report e da importância de desenvolver sua equipe. Mas na hora que o resultado aperta, se esquece e liga-se o modo comando e controle. São cobranças, poucas trocas, nada de papos de desenvolvimento. É como se fosse gastar tempo que poderia se entregar resultados.
Mas o que muitos líderes se esquecem é que estes rituais sejam com os times e individuais, em momentos difíceis, são essenciais para gerar engajamento e fortalecimento para as equipes apoiarem na virada de jogo. O comprometimento aumenta quando você coparticipa as pessoas nas decisões, as ouve e as chama para apoiar na mudança. Invista no time que o time estará sempre com você.
3. Não encaram as conversas difíceis
Muitas situações ocorrem no dia a dia e que vão sendo guardadas e gerando inúmeros sentimentos. Até que isso começa a pegar na motivação e entrega. Parece que se constrói um muro invisível e aquela conversa fluida, passa a ter receios e até as ideias param de vir. E não entendemos o que está ocorrendo.
Será que não está na hora de uma conversa franca e necessária?
Conversa difícil não é brigar, ter de concordar com tudo, mas se abrir para ouvir, dizer como se sente, se conectar com o outro dizendo as suas necessidades que levaram aquele tipo de atitude. Mas também buscar compreender o que o outro sente e necessidades. É o famoso ganha-ganha.
Precisamos encarar estas conversas, pois abrem um canal franco e até mais maduro nas relações com as equipes.
4. Liderança sabe tudo
Queremos nos mostrar fortes e sábios para as equipes. Mas não temos todas as respostas. Parece óbvio, mas muitos gestores possuem dificuldade de mostrarem seus erros e vulnerabilidades.
Todos estamos em aprendizado e os times podem nos apoiar, acolher e se conectar ainda mais quando de fato nos tornamos mais acessíveis e humanos. Busque formar um time complementar, com diversidade pois potencializar resultados e relações. A experimentação e inovação nascem quando estamos dispostos a errar, aprender e testar.
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Quer saber mais sobre quatro erros comuns do líder que geram conflitos com o liderado e como evitar? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você a filtrar o que realmente importa!
Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
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