4 Principais Frases em Latim que nos levam a refletir sobre a Importância do Autocuidado
Apesar de termos essa pretensão, não é de hoje que se fala em qualidade de vida e aproveitamento do tempo para rendimento e manutenção da saúde.
Desde a Antiguidade, Hipócrates, o pai da medicina ao qual fazemos o juramento na formatura, já dizia: “que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento.“
Pensadores e filósofos já naquela época refletiam sobre a importância do autocuidado, da observação do meio em que se vive, da análise e reflexão interna.
O contato com a natureza, as pausas para descanso, a menor exigência de si mesmo, a beleza nas simplicidades e a felicidade das pequenas coisas do dia a dia.
Muito antes das pandemias, o estio literário Barroco surgiu cheio de exageros em contraponto ao Classicismo perfeccionista e persistentemente métrico. Eis que então surge a seguir o Arcadismo, estilo que não poderia ser tão atual por falar da volta à simplicidade, de menos é mais, do dia, do hoje, do agora.
Trazia e traz ainda que pós-modernismo e racionalismo, a ideia da auto-observação e da autopreservação, bem como do autocuidado.
Utilizando 4 principais frases em latim, propagadas cujas mensagens embutidas nos levam a refletir, a saber:
1. Carpe diem (aproveite o dia)
Conceito tão atual que nos lembra a atenção plena, Mindfulness, momento presente. Mas sem parecer loucura, viver como se não houvesse amanhã e perder as estribeiras. Muito pelo contrário, aproveitar com consciência e sabedoria. Deixando de ter preocupações excessivas com futuro ou passado exatamente para usufruir e se concentrar no presente;
2. Fugere urben (fugir do urbano)
Buscar o contato com a natureza, seja numa viagem, numa pausa longa ou pequenos momentos em parques e lagos mesmo nas cidades. Contato saudável e relaxante com o verde e a água;
3. Áurea mediocritas (mediocridade de ouro)
Lembrando que medíocre significa, no meio, não tem conotação inferior. Lembra-nos de não perseguirmos e nos cobrarmos pela perfeição, pelo máximo, pelo melhor. Ideais surreais de comportamento, beleza e conquistas certamente são de longe verdadeiras causas de frustrações e ansiedade;
4. Inutilia truncat (livrar-se do inútil)
Livrar-se dos pesos, dos excessos. Em um mundo de superexposição de tudo e de todos a toda sorte de estímulos, de fácil acesso, logo ali na palma das nossas mãos, é um grande desafio selecionar o essencial, já que pode ser invisível aos olhos.
Consumir menos. Sentir mais.
Desembrulhar menos. Descascar mais.
Comparar menos. Enxergar mais.
Poderia passar o dia fazendo trocadilhos e jogos de palavras raras, inclusive hoje, na era digital rápida das abreviações e falas.
Prints substituem descrições de lugares e situações, localizador evita pesquisas no mapa, mensagens inutilizam cartas assim como aparelhos desfazem diálogos e substituem momentos. Não é à toa que pesquisas mostram jovens mais apressados, ansiosos, menos sociáveis e isolados.
Esperar verbo 1. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo estar ou ficar à espera de; aguardar. 2. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo ter esperança em, contar com.
Enquanto esperamos um milagre, deixamos assim a vida passar bem debaixo dos nossos olhos e longe dos nossos corações.
Entregar-se ao vento, sentir a luz, deixar o sol tocar a pele e a chuva alma. Estar com quem ama, fazer o que gosta, dizer não para o outro e sim para você. Ouvir suas reais necessidades em alto e bom tom ditas pelo seu cérebro pensante que, de fato, faz muito além do usual, do lugar comum, do que a maioria.
Ser diferente do outro e igual à imagem do seu espelho. Se você se olhar agora, o que essa imagem dirá pra você? Sem se julgar ou ser cruel. Apenas olhar e perceber quem de fato está ali.
Ser ou não ser, eis a questão… Poetizou Shakespeare em Hamlet trazendo à tona a pergunta – viver ou morrer.
A morte é dada como um fim certo e a vida um meio incerto. Exatamente as incertezas que nos proporcionam as escolhas, e estas por sua vez nos dão os acontecimentos. Os desejos nos permitem avançar e os medos, recuar.
Uma equação difícil de fechar, um equilíbrio um tanto ácido-básico de pitada agridoce que pode ser insosso ou então apimentado. Você pode tocar uma música ou soltar um grito. Ou correr uma maratona ou sentir tudo sentado debaixo de uma árvore. Ouvir o barulho das buzinas e dos carros ou então silenciar sua mente em paz.
Você decide. Seu corpo, sua mente, suas regras.
Já fez sua bucket list?
A vida é agora.
A vida é lá fora.
E aqui dentro.
Do peito, batendo.
Do seu jeito.
No seu momento.
No tempo que não se demora.
Gostou do artigo?
Quer falar conversar mais sobre a importância do autocuidado e outras frases – seja em latim ou não – que nos ajudam a refletir sobre o assunto? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Prazer, Clarissa!
Clarissa Marini
Ginecologista, Sexóloga & Escritora
CRM 11468-GO
https://www.instagram.com/clamarini/
Confira também: A vida que queremos é a mesma que temos ou que fazemos?
Participe da Conversa