RH: 4 Habilidades que o time de Gente e Gestão precisa desenvolver
Uma pesquisa da Gartner fez um mapeamento interessante sobre os principais desafios e prioridades do time de RH, a saber:
- 59% é a construção de competências críticas;
- 48% é o design organizacional e gestão de mudanças;
- 45% desenvolvimento de lideranças;
- 42% o futuro do trabalho;
- 35% diversidade, equidade e inclusão.
Com base nos dados e forte coleta dentro da organização, os RHs desenham planos em todas as áreas. Mas a pergunta que fica é: Quem desenvolve a área de Recursos Humanos?
Uma jornada do colaborador alinhada a estratégia do negócio é essencial, mas para tal, o time precisa mapear quais as habilidades que pode potencializar internamente.
Para apoiar os RHs nessa jornada, compartilho 4 habilidades essenciais para o desenvolvimento do time de RH.
A primeira habilidade é a visão sistêmica.
O quanto o RH está preparado para alinhar as suas metas ao negócio?
Conhecer o negócio é a base para a construção de um RH estratégico e inovador. Para tal, o RH precisa sair dos estudos e mapas da sua própria área e mergulhar no dia a dia do negócio. Na prática é criar rituais de participar das reuniões dos gestores. Ouvir sobre os desafios da área, metas, indicadores dos clientes vai gerar muitos insights para compreender a fundo quais desenhos precisa, por exemplo, em treinamento e desenvolvimento.
Como o RH pode acompanhar os PDI (plano de desenvolvimento individual) dos times, se não compreende o que é esperado da área? Portanto, aproxime-se com a escuta ativa e cada vez mais poderá contribuir com a sua visão humanizada.
A segunda habilidade é a inteligência emocional.
O time de RH é procurado pelos colaboradores com várias necessidades. Desafios com a liderança, jornada emocional dos colaboradores, um clima que precisa de melhorias. E como propor ações se não trabalha as suas próprias emoções? Para gerir conflitos e apoiar em situações estressantes, o RH precisa ter espaço para cuidar de si. Seja com rodas de conversas, apoio de parceiro externos, é fundamental gerir as emoções, trabalhando a sua própria vulnerabilidade.
A terceira habilidade é a imparcialidade.
Muitas vezes o RH precisa saber fazer as perguntas certas e para tal precisa saber mergulhar e ao mesmo tempo se distanciar dos contextos. Por exemplo: imagine um gestor que precisa melhorar a sua liderança. Ele precisa de mentoria e repertório de feedbacks, mas o seu time, não está satisfeito com a sua liderança e busca o RH para ajuda. Isso porque o líder quase não tem tempo para o desenvolvimento da equipe. O RH então precisa nessa questão fazer perguntas direcionadas para compreender o contexto, os lados e apoiar nas ações necessárias para melhoria dessa relação liderança – time.
O RH precisa ter uma visão human centricity, ou seja, com o colaborador de forma humanizada no centro, mas deve ter cuidado para não gerar mais conflito ainda. A inteligência emocional irá apoiar nesse equilíbrio de posicionamento. Precisa dizer o que de fato ocorre, mas gerar confiança para os colaboradores buscarem o RH como parte da resolução de problemas.
E a quarta habilidade é a visão de dados.
O RH precisa saber tangibilizar os seus projetos. Apenas mostrar os pontos qualitativos pode não gerar, de fato, a sustentação necessária para gerar mudança. É preciso dados e fatos. O RH pode vender melhor as suas ideias, alinhando influência, comunicação com uma visão de people mais analítica.
Com base nessas 4 habilidades, faça uma pesquisa de como o time está, ou seja, de 1 a 5, como se avaliam nessas habilidades? E crie um mapa de ações.
O RH é um parceiro estratégico do negócio e pode potencializar resultados através de um olhar da sua própria área. Sabe aquela frase que ouvimos no avião: primeiro coloque a máscara de oxigênio em si para depois ajudar os outros? Então RH, comece por você.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as Habilidades que o RH, o time de Gente e Gestão precisa desenvolver? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
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