4 Hacks de Times de Alta Performance
Um dos grandes desafios da liderança é gerar resultados com uma forte cultura organizacional. Equilibrar para gerar fluidez é um exercício que precisa de um constante aprendizado.
Para muitos gestores, coloca-se foco apenas nos resultados. Com isso, reforçam apenas processos, gestão e números. Tudo isso é essencial para empresas sustentáveis e inovadoras, mas sem um equilíbrio pode desmotivar o time e o gestor entra no modo comando e controle, perdendo em autonomia e confiança.
Para outros gestores, o foco é apenas na integração do time. O clima é bacana, mas faltam direcional estratégico, visão de futuro, ações concretas e todos se sentem perdidos.
Como construir equipes de alta performance?
Compartilho 4 hacks para apoiar na sua jornada a saber:
1. Forte senso de propósito
O que conecta as pessoas? O senso de propósito só faz sentido se tiver movimento e valores fortes. Qual a transformação e proposta de valor do negócio? Isso é comum a todos? Independentemente da área, posição, todos estão conscientes do seu papel para conquistar este propósito? Forte propósito, gera objetivos claros e conectam as pessoas com seus talentos e repertório para uma conquista coletiva.
2. Canais de comunicação alinhados
Parece óbvio, mas diversos estudos apontam que a comunicação é um dos principais desafios das empresas. Principalmente, no seu crescimento. Ter rituais definidos, canais alinhados e mais do que tudo a mensagem, fortalece os times, atendem expectativas e geram conflitos construtivos. As pessoas desmotivam quando não sabem o que é esperado delas e não se comunicam. Todos querem conquistar as metas, mas elas estão conectadas ao propósito, na mesma direção? Caso contrário, teremos silos e atritos.
3. Fomentar colaboração
O quanto os times colaboram com empatia? Para inovar é preciso trocar, experimentar e mais do que tudo se abrir para errar. Não temos controle de tudo e precisamos aprender uns com os outros. Para tal é preciso desenvolver a escuta ativa, diminuir julgamento. Um time de alta performance, potencializa oportunidades com os talentos do time.
4. Confiança em primeiro lugar
O livro de Patrick Lencioni, “Os 5 desafios das equipes” aponta que os times não crescem, não por falta de atenção aos resultados, comprometimento. Mas principalmente, por não existir confiança. E para confiar você precisa conhecer, trocar. Além disso, é preciso um espaço para conflitos construtivos para o fortalecimento. O pulo do gato é atuar na vulnerabilidade. O líder precisa dar o exemplo e abrir o canal para ouvir, novas ideias e construir junto.
Equipes de alta performance precisam ser desafiadas. O papel do líder será fundamental para, de fato, equilibrar clima e engajamento com gestão para resultados. E o líder não precisa ser herói de não pedir ajuda. Uma liderança que faz a diferença entende que com quem você vai é mais importante do o que você faz. Pense nisso!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como construir equipes de alta performance? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: Líder Formador de Líder: 10 Aprendizados para a Formação de Líderes de Sucesso!
Participe da Conversa