4 Passos Simples para uma Carreira de Alta Performance
Tem uma frase da Oprah Winfrey que diz “Dar o seu melhor neste exato momento, vai colocá-la no melhor lugar possível no momento seguinte”.
Muitas vezes, nos esquecemos de colocar foco no presente. Nos culpamos pelos nossos erros do passado e ficamos ansiosos com o futuro. Uma carreira é construída com uma jornada de momentos e todas as etapas fazem parte da sua história. Porém, o quanto o seu foco está no que está gerando, intencionalmente, para sua carreira agora?
Um estudo da Universidade de Duke – EUA aponta que cerca de 40% das nossas atividades diárias são feitas no piloto automático. O quanto hoje a sua carreira está no piloto automático? Temos, de fato, situações que não temos controle do mercado e empresa, mas o quanto o seu protagonismo está conduzindo seus objetivos?
Para te apoiar no seu desenvolvimento, quero dividir 4 passos para uma carreira de alta performance.
Passo 1: Desenvolva a sua inteligência emocional
A Talent Smart identificou que 58% da nossa performance profissional é atribuída a inteligência emocional. Esta habilidade é composta por 4 fatores, a saber: o autoconhecimento, a gestão de emoções, a empatia e gestão de relacionamentos.
Uma carreira de alta performance é aquela que você desenvolve as características acima. Para você gerir algo, você precisa conhecer. Ter consciência dos seus pontos fortes, dos estressores e sabotadores, bem como da maneira que se relaciona com as pessoas fará toda a diferença na sua carreira.
Passo 2: Seja um lifelong learner
Aprendizado contínuo é fundamental para jornada profissional. Em um mundo repleto de informações que muitas vezes nos intoxicam, precisamos direcionar os conhecimentos para o objetivo do negócio e da sua carreira. Quais habilidades você precisa, de fato, aprender e dar um upgrade para potencializar seus resultados? Pense nisso.
Passo 3: Lidere a si mesmo
Ram Charan apresenta um modelo do pipeline da liderança. E a base é a autogestão, a sua liderança. Não terceirize a sua carreira. Porque no final do dia, o responsável por ela é você. Se algo não vai da maneira que você acredita, entre em ação.
Passo 4: Desenvolva a sua antifragilidade
A carreira é repleta de desafios e uma certeza é importante internalizar: você irá errar. A antifragilidade é a capacidade de crescermos diante de um desafio. Mais do que sermos resilientes e nos adaptarmos, podemos crescer diante de algo difícil. Para tal, encare o momento com olhar de curiosidade, aprendiz; conseguindo assim, buscar novas soluções.
A sua carreira só será de alta performance se fizer sentido para você. E o pulo do gato aqui é buscar alinhar seus valores e propósitos nas atividades. Sem romantismo, mas de forma prática para você escolher de forma consciente as alavancas de crescimento e ajustar a rota sempre que precisar. Acima de tudo, confie no seu potencial. Todos damos o nosso melhor.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ter uma carreira de alta performance? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: Qual o Papel do RH na Formação de Times Eficientes?
Participe da Conversa