5 Atributos Essenciais que Definem as Empresas Inovadoras!
Os leitores deste espaço sabem que estou, continuamente, pesquisando novidades e informações que mostrem a fronteira do conhecimento em diferentes áreas de estudo. No que diz respeito a um mundo em alta transformação pelas tecnologias que surgem, não deixaria de lado a questão de como as empresas inovadoras agem para ganharem liderança em seus negócios. Nesta minha postagem, vou me inspirar em iniciativa conjunta da empresa Capgemini e da publicação MIT Sloan Management Review Brasil.
Com o objetivo de debater esse cenário com que ora convivemos, as duas organizações promoveram, em outubro de 2023, o evento chamado de Frontiers. O tema explorado foi “Inovação: Reescrevendo o futuro dos negócios”, e aconteceu no espaço Applied Innovation Exchange (AIE), da Capgemini, em São Paulo (SP), tendo reunido líderes de grandes indústrias, como varejo, seguros, bancos e energia. Nesse espaço, clientes e parceiros da Capgemini podem discutir e testar ideias para resolver problemas de negócios e ter acesso aos cases desenvolvidos em diferentes países. Ali ocorreu o desenvolvimento da “Olivia”, um avatar de Inteligência Artificial (IA) generativa, como exemplo..
Para se ter uma ideia da expressão e reputação dessas duas organizações, a Capgemini é líder global em construir parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia, em busca de um futuro inclusivo e sustentável. A Capgemini tem um time global com 340 mil pessoas, em mais de 50 países. A MIT Sloan Review Brasil une tecnologia e gestão, modelo de negócio e inovação, como nenhuma outra publicação no mundo. Ela é associada à meca da tecnologia e inovação (Massachusetts Institute of Technology) e ao templo da gestão Sloan School, permitindo que tudo o que é vanguarda esteja em suas páginas.
Segundo pesquisas de empresas especializadas, até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces ou aplicativos de IA generativa.
Complementando, executivos de alto escalão das empresas acreditam em um incremento de 7% a 9% nos resultados dos seus negócios, em virtude da adoção dessa ferramenta nos próximos três anos, como aponta a pesquisa Harnessing the Value of Generative AI, realizada pelo Capgemini Research Institute, com mil organizações no mundo todo.
Ou seja, em uma dinâmica incrível, estamos convivendo com a IA generativa se tornando uma alta prioridade na agenda do alto escalão das organizações globais, que assimilam essa inovação ao mesmo tempo em que a colocam em prática nos seus projetos. De acordo com Adriano Contreras, CEO da Capgemini Brasil e Argentina:
“Estamos vivendo um momento único em que a IA generativa está fazendo parte de nossas vidas e dos nossos negócios”.
Logo, podemos fazer a pergunta-chave que nos leva ao título desta postagem: atualmente, o que faz uma empresa ser considerada inovadora? O Applied Innovation Exchange (AIE) identificou cinco atributos comuns às empresas inovadoras, a partir dos projetos desenvolvidos e dos aprendizados obtidos nos últimos anos. O AIE reúne 22 hubs de inovação no mundo, incluindo Estados Unidos, China, Índia, Brasil e países da Europa – todos conectados e compartilhando informações e casos.
No evento citado no início deste texto, o diretor global do AIE, Bob Schwartz compartilhou os 5 atributos das empresas inovadoras e os ilustrou com casos práticos. Vamos aos atributos:
1. LANDSCAPE-DRIVEN
Empresas inovadoras conhecem o cenário de negócios e o seu ecossistema (parceiros, startups, concorrentes etc.) e acompanham de perto o mercado, os dados demográficos e as tendências. Dessa forma, conseguem olhar para dentro e para fora de seu ambiente. Ao ter essa conexão, elas se tornam landscape-driven e são capazes até mesmo de influenciar o mercado. Schwarts afirma:
“Uma organização landscape-driven antecipa as mudanças no ecossistema, responde quando necessário e molda o cenário de forma proativa”
2. EXCELÊNCIA EM SOFTWARE
Este atributo está relacionado a uma arquitetura de software fluida, capaz de responder e evoluir junto com os novos conceitos e tecnologias. O desenvolvimento é compartilhado com parceiros e a solução está em constante construção e aperfeiçoamento.
3. NATIVA DIGITAL
Estas são as empresas que dão prioridade à existência digital, incluindo novos modelos de receitas digitais, e que utilizam dados em todas as decisões. Além disso, sempre que possível, procuram automatizar e experimentar tecnologias emergentes. Neste caso, de acordo com Schwartz:
“O conceito de nativo digital não se aplica somente às empresas que já nasceram na nuvem, mas a todas que desenvolveram o mindset digital e são orientadas por dados”.
4. OBSESSÃO PELO CLIENTE
É o foco total no cliente. Empresas inovadoras mantêm um diálogo, e não um monólogo, com os clientes sobre as necessidades deles e os incluem no desenvolvimento de produtos. Elas investem em soluções personalizadas e são, de fato, obcecadas em fornecer ao cliente tudo o que ele deseja. Não se trata só de melhorar a experiência do consumidor, mas responder rapidamente a suas necessidades.
5. CULTURALMENTE RESILIENTE
Uma empresa culturalmente resiliente abraça os riscos, estimula a curiosidade nos colaboradores e proporciona uma mentalidade, de fato, orientada a um propósito. Informações e ideias são compartilhadas ativamente em toda a organização. No evento citado, os conceitos de inovação e tecnologias foram demonstrados para catalisar a cultura de empresa inovadora em diferentes aspectos dos negócios, tais como ter capacidade de estimular a economia circular, usar a inteligência artificial para ajudar na identificação física de falsificações, a impressão 3D para criar produtos personalizados e algumas experiências com realidade aumentada.
Finalizando, de acordo com Silvio Dantas, diretor-executivo de inovação e transformação digital da Capgemini Brasil, há uma demanda crescente por projetos adotando IA generativa com foco em atendimento ao cliente, automação de tarefas e personalização.
“A tecnologia traz oportunidades para os negócios, mas também uma série de desafios, tais como contratar e qualificar colaboradores para trabalhar com IA generativa, pensar na requalificação dos profissionais de linha de frente, e escolher ferramentas e plataformas tecnológicas adequadas para cada negócio e segurança de dados”,
Então, como desafio aos coaches, mentores, consultores e conselheiros empresariais que me seguem, deixo aqui uma pergunta: vocês estão se preparando pera trabalharem com esses profissionais que, já no futuro breve, terão nova linguagem, novo modo de enxergar a inovação em seus negócios e, principalmente, terão que trabalhar na requalificação dos colaboradores?
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Quer conversar mais sobre os 5 atributos essenciais das empresas inovadoras? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar sobre o tema.
Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.
Até nossa próxima postagem!
Mario Divo
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