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5 Dicas Essenciais para Impulsionar seu Desenvolvimento Pessoal

Descubra as 5 dicas mais importantes para aprimorar suas habilidades comportamentais e técnicas, impulsionar seu desenvolvimento pessoal para você se destacar no mercado de trabalho e alcançar seus objetivos de carreira.

5 Dicas Essenciais para Impulsionar seu Desenvolvimento Pessoal

5 Dicas Essenciais para Impulsionar seu Desenvolvimento Pessoal
Por Roberta De Lucca(*) para a #Trendings com a colaboração de Adriana Gomes

Confira a seleção dos 5 pontos mais importantes para impulsionar e melhorar o desenvolvimento pessoal, feita por uma orientadora de carreiras.

“Desenvolvimento pessoal se refere a tudo o que um indivíduo adquire de competências baseadas em dois pilares: comportamental e técnico”, explica Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM.

As competências técnicas dizem respeito às capacidades de uso de ferramentas que visam otimizar e melhorar o trabalho, como dominar os prompts da inteligência artificial, o Power BI ou falar outro idioma. Já as comportamentais estão relacionadas à comunicação interpessoal em diversos níveis.

Trabalhar esses pilares é importante para qualquer profissional, porque o mantém alinhado com a evolução dos ferramentais e das necessidades do mercado e lapida as habilidades socioemocionais. Por isso, Adriana elencou 5 dicas que não podem faltar no radar de todos os interessados em investir em seu desenvolvimento. Confira:

1. Esteja sempre atualizado

Tudo muda muito rápido e os profissionais que almejam fazer um bom trabalho ou uma mudança de cargo precisam, de fato, acompanhar as novidades da sua área e se atualizar. Devem investigar o que o mercado pede de competências para uma determinada posição e então se aprimorar por meio de cursos e outras graduações.

2. Participe de grupos, comunidades ou associações

Uma maneira de ampliar a rede de contatos, se manter atualizado e contribuir com seu conhecimento é, por exemplo, participar de associações em sua área. O profissional tem acesso a pesquisas, relatórios e estudos, participa de congressos, seminários e webinários, bem como pode integrar grupos de pesquisa.

A especialista também sugere se associar a clubes relacionados a seus gostos pessoais, como vinho, café ou outro tema, ou grupos de prática de esportes ou algum hobby. Tudo num clube temático aumenta o repertório de conhecimento e enriquece a convivência.

3. Invista em um novo idioma

Falar inglês é mandatório, mas nem sempre é suficiente. Quem trabalha em empresa que tem relação comercial com países latino-americanos precisa falar espanhol. Dependo da atividade, vale investir em mandarim, já que corporações de praticamente todo o mundo têm acordos com a China.

Mas a aprendizagem de uma nova língua também pode ser motivada simplesmente pelo interesse, como aprender turco para se comunicar minimamente em uma viagem de lazer, já que conhecimento nunca é demais.

4. Cuide das relações

As pessoas passam mais tempo da sua vida no trabalho do que em casa, por isso é importante que o clima no ambiente seja bom. Gentileza e escuta ativa são necessárias para qualquer profissional, independentemente de cargo ou função. Saber pedir, agradecer e ajudar dão leveza e cria uma atmosfera colaborativa. Também é importante aprender a ouvir os outros, exercitando uma escuta ativa de qualidade.

5. Faça terapia

Cada vez mais pessoas entendem que terapia é uma porta de acesso a um processo de autoconhecimento conduzido por um profissional que ajuda o paciente a refletir com profundidade sobre seu comportamento e emoções diante de situações cotidianas. É uma oportunidade de ser ouvido por alguém que faça perguntas que tirem uma pessoa da sua zona de conforto para ampliar assim sua autopercepção.

Link original da matéria: #Trendings

(*) Roberta De Lucca é jornalista independente, com reportagens para as revistas Vida Simples, Bons Fluidos, Casa Claudia, Arquitetura e Construção. Foi freelance fixo do Estado de São Paulo. Coordenadora da revista Informe Atacadão, publicação interna do Atacadão, a maior rede de atacados do Brasil e integrante do Grupo Carrefour Brasil.

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Quer saber mais sobre dicas que não podem faltar no radar de todos os interessados em investir e melhorar seu desenvolvimento pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar com você a respeito.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

Confira também: Entenda Qual a Importância do Trabalho Além do Dinheiro

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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