fbpx

Seu trabalho (ainda) é Home Office? Confira 5 dicas!

O trabalho em casa exige uma organização, disciplina e uma certa rotina não engessada. Um bom planejamento é indispensável, por isso confira 5 Dicas Simples para Ajudar Você no seu Trabalho Home Office!

5 dicas incríveis (e simples) para ajudar você no seu trabalho home office

Seu trabalho (ainda) é Home Office?
Confira 5 Dicas Simples para Ajudar Você no seu Trabalho Home Office!

Na pandemia da Covid-19 fomos obrigados a evitar aglomerações e por consequência disso várias empresas adotaram o sistema de trabalho Home Office, o que virou o novo normal para muitos trabalhadores até os dias de hoje.

Essa nova realidade veio repleta de desafios e disrupturas, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que as pessoas tiveram que fazer adaptações para criar uma rotina produtiva e se conscientizar mentalmente de que, embora em casa, era hora de trabalhar, muitas outras pessoas logo entenderam que havia outros benefícios no trabalho remoto.

Trabalhar de casa têm as suas vantagens e para que isso possa dar certo é importante ter uma internet de qualidade, infraestrutura, mudanças de comportamento, pensamentos, rotina e muito mais.

O home office pode ser efetivo sim, mas o trabalhador precisa se conhecer. Os processos no trabalho remoto são totalmente diferentes dos habituais e presenciais, por isso, todas as empresas tiveram que se adaptar e modificar os seus propósitos e missões.

Muitos gestores e empresários têm explorado novos potenciais no home office, identificando novas áreas e necessidades emergentes com a pandemia, expandindo os seus conhecimentos e se mantendo sempre fora da “zona de conforto”. Por outro lado, outras empresas não tiveram boas experiências ou até mesmo uma falta de preparo para lidar com a situação e contextos dos seus funcionários e colaboradores.

Por exemplo, quando vislumbramos um ambiente de produtividade em casa, temos que levar em consideração o barulho que não podemos controlar: seja o cachorro latindo, a moto passando, o vizinho cantando, a criança do andar debaixo chorando e outros estímulos que por vezes não dialogam com o seu trabalho.

Outro ponto é que nós somos seres sociais por natureza, e por isso precisamos de um contraponto do ambiente doméstico para abrir os horizontes e enxergar novas possibilidades de relações. Ficar apenas em reuniões Online, não cria o mesmo vínculo de networking que você poderá conquistar ao sair de casa e então trabalhar em um coworking, café ou outros espaços correlacionados, que agora estão legalizados para serem frequentados.

O trabalho em casa exige uma organização, disciplina e uma certa rotina não engessada.

Temos que fazer paradas para as refeições e não procrastinar em relação a nossa saúde física e mental. Isso é, de fato, muito importante! Não dá para ficar almoçando 16 horas da tarde, quando na empresa você almoçava às 13h, por exemplo. Por isso, um bom planejamento se faz indispensável! E para ajudar você que está nessa situação, confira 5 dicas que podem lhe ajudar a melhorar o seu trabalho home office, a saber:

1. Concilie a vida laboral com a vida doméstica.

Converse com as pessoas que moram com você sobre as suas necessidades de trabalho para que haja mais harmonia no seu período de ofício;

2. Monte um escritório/espaço de trabalho dentro da sua casa.

De preferência, uma estrutura que você não precise montar e desmontar diariamente. Escolha um local agradável que lhe proporcione foco e concentração;

3. Crie um ritual de trabalho.

Faça como você fazia quando trabalhava presencialmente. Acorde tal hora, tome banho, tome café, se arrume e se for preciso dê uma volta no quintal ou no condomínio para ter aquela sensação de trajeto até o trabalho. Não trabalhe de qualquer jeito! A maneira como se veste, se senta e se senti, afeta o seu desempenho. Em casa você acaba tendo mais liberdade para encontrar formas que lhe ajudem a ser mais produtivo, criativo e fluir melhor. Por exemplo: coloque uma música ambiente de fundo, sons da natureza, use umidificadores para criar uma atmosfera no ambiente, separe uns minutinhos para fazer um chá enquanto um arquivo carrega e etc;

4. Respeite os intervalos e os horários das refeições.

Temos tendência de ir trabalhando direto, não é mesmo? “Ah depois eu como… Ah depois eu paro…“ Este tipo de comportamento só vai tomando uma proporção maior, você acaba perdendo a noção do tempo e a sua vida vira literalmente trabalho. E o pior começa quando você sente a sensação que esperam algo de você e daí vem a culpa por deixar de lado os seus assuntos pessoais. Vida pessoal e profissional convivendo juntas é um grande exercício de autoestima, autorrespeito, autocontrole e sobretudo de autoconhecimento;

5. Procure se manter conectado à sua liderança, à sua equipe, à cultura da empresa, ao seu propósito e à camisa que está vestindo.

Lembra quando você deixava fotos pessoais na mesa do escritório? Agora é hora de deixar algo da sua vida profissional próximo a você. Algo que lhe faça lembrar da relevância que esse trabalho possui na sua vida. A conexão emocional e afetiva é, de fato, um elemento importante do nosso desempenho e da nossa felicidade no trabalho.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as dicas para ajudar no seu trabalho home office? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Leila Navarro
Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Standuper | Escritora | Mentora | Conferencista

https://www.leilanavarro.com.br/

Confira também: Futuro, Tendências e Inovações

 

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa