5 estratégias simples de aplicar para gerir as emoções durante a quarentena
Estamos vivendo tempos difíceis onde a ansiedade por conta da preocupação com o futuro tem tomado boa parte do tempo e da mente das pessoas.
Aliado ao fato de não sabermos até onde vai e qual será a intensidade das consequências de tudo que estamos vivendo nesses últimos meses, a ansiedade também se instala pela quantidade de informações que se espalha rapidamente, muitas vezes com prognósticos nada animadores.
Como se não bastasse tudo isso, muitas pessoas ainda têm que lidar com a perda da identidade profissional, um dos papéis fundamentais da vida em sociedade e que para muitos, é o mais importante.
E para finalizar, lidar com o estresse de estar “preso” em casa, em alguns casos com pessoas as quais nem se tem tanta afinidade, mas que moram na mesma casa, e também lidar com essa sensação de impotência diante de um inimigo invisível que nos espreita a cada saída para ir ao supermercado.
Foi pensando em tudo isso que resolvi compartilhar algumas estratégias para ajudar a gerir as emoções durante esse período. São estratégias fáceis de aplicar e indicadas principalmente para quem está em casa sem poder trabalhar:
- Acorde cedo, mesmo que você não goste. É muito comum nos perdermos nos horários ao não termos uma rotina estabelecida e isso prejudica a saúde mental e física;
- Ocupe seu dia com atividades produtivas. Pode ser leitura, assistir um bom documentário ou uma série bacana, um hobby, cuidados com a casa, atividade física (tem muita coisa no Youtube que pode ajudar), meditação (Youtube e aplicativos gratuitos podem ajudar), cursos, palestras;
- Filtre o que você vai ler e ouvir. Seja seletivo. Não se deixe inundar pelo mar de informações que as mídias espalham. Muitas vezes informações infundadas e vazias, e que só servem para gerar mais ansiedade. Procure por fontes confiáveis e necessárias, afinal, nem tudo é preciso tomar conhecimento;
- Mantenha uma agenda. Procure organizar o seu dia a dia e as atividades que pretende fazer. É muito importante que você saiba o que vai fazer no seu dia, pois sem uma agenda pré-estabelecida é muito fácil cair nas armadilhas do tédio e da ansiedade;
- Mantenha a intenção de estar presente e atento a cada uma dessas atividades. Se for lavar louças, esteja presente, se for tomar um banho, esteja presente. Você pode fazer isso colocando lembretes pela casa que te ajudem a se lembrar da intenção de estar presente a cada coisa que for fazer.
É muito fácil a mente se perder em pensamentos e nos levar para outros lugares, por isso, se conectar com a intenção de estar presente é fundamental.
Que essas pequenas ações possam colaborar com este período que todos nós estamos enfrentando. Cuide-se.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar minha coluna em Mindfulness e Vida Plena.
Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/
Confira também: Como mindfulness pode nos ajudar em tempos de crise
Participe da Conversa