A vida traz situações e pessoas novas durante nossa jornada e temos que reconhecer que não dominamos tudo o que está à nossa volta, somos factíveis a erros. No entanto, o que pode manter o nosso equilíbrio é a capacidade de perdoar.
Talvez perdoar o outro seja mais fácil do que a si. Você tem o controle de viver um drama em relação a algo ou simplesmente manter-se indiferente, apesar de ambos não serem sustentáveis em longo prazo.
Na minha percepção o melhor caminho para uma vida com bem-estar é aceitar, perdoar e seguir adiante. Se você já pratica o perdão: maravilha, se você ainda não tentou perdoar olhe abaixo esses cinco passos:
- Aceite a si e o outro: Somos seres únicos, com habilidades, pensamentos e formas de agir diferente. Toda ação tem intenção positiva. Aprendemos o que é certo e errado que faz sentido para nós e a chance do outro não as seguir de acordo com nossas expectativas é alta, então o primeiro passo é respeitar e aceitar a si e o outro como seres que estão em evolução e progresso;
- Aprenda com o erro: Tirar todos os aprendizados de uma situação que não aconteceu como desejamos é estar aberto ao novo, é permitir que isso não ocorra novamente e se acontecer você estará preparado para agir da melhor forma possível;
- Escolha o amor: Quando surgir dúvidas em relação a perdoar, pergunte-se: O que o amor faria agora? O sentimento de desconforto ao não perdoar permanece no seu corpo e mente e pode refletir no seu dia a dia, escolha por manter um estado de espírito tranquilo para focar no que lhe traz resultados;
- Ressignifique: O que acontece na vida nós interpretamos de acordo com a nossa percepção. Você tem o poder de escolher como prefere ver. De que maneira faz mais sentido você se recordar de algo? Quando lembrar-se do ocorrido o que significará? E isso é uma excelente oportunidade para você…
- Viva o agora: As mudanças que queremos e os resultados que desejamos são construídos somente no aqui e agora. Você não pode modificar o seu passado, porém pode decidir como quer vê-lo e nem viver o seu futuro, mas pode sonhar com ele. Perdoar no aqui e agora é permitir superar os desafios e lutar para que cada sonho torne-se realidade.
Depois de conhecer esses passos o que impede você de perdoar o outro?
O que te impede de perdoar a si e seguir em frente?
O exercício do perdão é gratificante e a sensação que temos após é de alívio e tranquilidade. Conseguimos pensar, refletir, ter boas ideias e soluções quando a nossa mente está em quietude.
Perdoe a si porque você merece paz!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa