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5 Pilares do Exercício de Liderança e Gestão de Pessoas

No exercício da liderança e gestão de pessoas, o quanto trazemos os colaboradores para o centro? De que maneira os apoiamos no seu desenvolvimento?

5 Pilares do Exercício de Liderança e Gestão de Pessoas

5 Pilares do Exercício de Liderança e Gestão de Pessoas

Mais importante do que fazermos é com quem vamos. No exercício da liderança, o quanto trazemos os colaboradores, de fato, para o centro? De que maneira os apoiamos no seu desenvolvimento?

Muitas pessoas sentem-se com pouco apoio. E por que será que isso ocorre? Existem muitas variáveis. Mas na perspectiva dos colaboradores fala-se muito de atividades a serem cumpridas e pouco sobre sua carreira em si. São apenas metas, com pouca visão do que é esperado de fato.

Com base neste contexto, na troca com muitos colaboradores, quero então compartilhar um exercício que faço para mapear onde está meu foco ou se existe um equilíbrio em alguns pilares base na minha liderança.

São 5 pilares a saber:

1. Autogestão

No primeiro pilar autogestão, identifico o quanto estou com tempo de qualidade para o meu próprio desenvolvimento. Avalie neste pilar: o planejamento, sua agenda, produtividade. Então observe o quanto você se organiza para olhar seus indicadores, analisar tendências, além de se aprimorar com cursos e mentorias. Para apoiar o processo, liste o que considera importante na autogestão e atribua uma nota, e então faça a avaliação.

2. Jornada do colaborador

No pilar jornada do colaborador, faço um mapeamento do quanto a pessoa está inserida no clima da empresa. Se ela está no onboarding, será que todos os treinamentos foram realizados? Caso a pessoa já esteja há mais de 6 meses, será que não precisa se atualizar em algo? Ela está engajada? Como podemos gerar senso de pertencimento? Nas reuniões semanais com time e individuais, quais ferramentas e rituais podemos construir para potencializar de fato o encantamento do colaborador na empresa?

3. Visão

No pilar visão, me pergunto: o quanto o time sabe para onde estamos indo? Quais os objetivos esperados? Os papéis e responsabilidades estão claros? Mesmo que falte clareza do todo, será que estou dando a visão ao menos do esperado daquela semana? Muitas pessoas desmotivam porque não sabem o que se espera, como ela pode contribuir. Esse desenho de metas é essencial.

4. Alta performance

No pilar alta performance, faço um mapeamento de quais serão os indicadores de sucesso da pessoa e do time. Como vamos medir a performance, quais rituais podemos construir para acompanhar assim os resultados? O erro do líder é somente olhar para esse pilar e se esquecer dos outros, fazendo assim apenas um check das tarefas, sem observar o quanto essa é apenas uma parte do todo.

5. Carreira

No pilar carreira, avalio o quanto a pessoa se sente no centro, com um plano de desenvolvimento, com o que é esperado dela e, além disso, as expectativas de carreira. Falamos sobre próximos passos, competências, sonhos. O colaborador faz parte dessa jornada com ideias, trocas, colaboração, mas precisa ligar seus resultados com suas conquistas pessoais.

Essa ferramenta me apoia significativamente para avaliar meu exercício de liderança e construir assim um modelo de gestão mais humano e colaborativo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o exercício da liderança e gestão de pessoas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ouvir.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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