7 Elementos Essenciais para Segurança Psicológica de Times
Uma nova lente para Alta Performance
Nos últimos meses, eu fiz um mergulho profundo e científico em “Segurança Psicológica de Times”.
Muito se fala no mercado sobre segurança psicológica – já ouvi renomados consultores falando desse tema de forma extremamente parcial e superficial, sem embasamento. Dizem por aí que segurança psicológica é o mesmo que saúde mental, confiança, felicidade, coragem de falar, integração, desenvolvimento de liderança e por ai vai.
Sim, segurança psicológica “conversa” com tudo isso.
Tomo muito cuidado em levar para meus clientes conteúdos validados – na teoria e na prática. Gosto de ir mais “fundo”. Para mim, aprendizagem contínua é um precioso valor, portanto, fui beber diretamente nas fontes.
Segurança Psicológica não é o fim, não é o resultado. É o veículo que leva os times à alta performance. Essa é a abordagem que fui buscar no IISP – Instituto Internacional de Segurança Psicológica de Times e que apresento aqui como um caminho diferente para olharmos para os times.
O primeiro passo é desmistificarmos o que significa, de fato, alta performance.
Algumas empresas ainda associam alta produtividade e desempenho com sangramento e resultado a qualquer custo.
Não é sobre isso! Esse modelo trata alta performance de forma sustentável, saudável e constante e com a lente do time, por isso o foco não é no talento individual, nem na cultura da empresa. O olhar é para o funcionamento do time, a qualidade das conexões criadas, a colaboração, o aprender junto, a cocriação e as tarefas e resultados interdependentes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Human Capital Trends-Deloitte, apenas 10% dos times se avaliam como “times de alta performance”.
Parece que precisamos de uma nova “lente” para olhar para alta performance e para gestão de times!
Dra. Amy Edmondson, professora de negócios da Harvard Business School, estuda times de alta performance há 20 anos e é pioneira nos estudos sobre segurança psicológica de times. E ela traz uma nova proposta.
Segundo ela, segurança psicológica é um fenômeno que pode ou não acontecer dentro de um time. De forma resumida, é uma “crença compartilhada pelos membros de que é seguro assumir riscos interpessoais nesse time”, ou seja, todos acreditam que podem se expressar, sem medo de retaliação.
Por meio de inúmeras pesquisas, ela identificou 7 elementos essenciais que, se presentes, criam segurança psicológica num time, a saber:
- Reação a erros, principalmente aqueles inéditos, de experimentação. A pergunta aqui é: O quanto que o time acredita que erros são, de fato, usados como aprendizados e não como “caça às bruxas”?
- Lidando com problemas, o quanto todos do time sentem que o desconforto de um membro é de todos?
- Aceitação da diversidade, inclusive das diferenças de pensamentos e “mundos”. Aqui não se trata apenas de representatividade. É sobre inclusão e escuta de todas as diferentes vozes.
- Assumir riscos, tem relação com o quanto o time se sente seguro para fazer coisas diferentes, assumindo o risco da decisão, juntos.
- Pedir ajuda, diz respeito a forma como todos os membros sentem que é fácil pedir ajuda, sem preocupação com julgamentos do time.
- Apoio mútuo, o time acredita e sente que todos possuem o mesmo nível de importância?
- Apreciação, e por fim esse elemento é considerado a “cola” de um time. É muito mais do que agradecer. É sobre sentir-se valorizado pelas suas perguntas, esforços e entregas. É o time expressar e reconhecer frequentemente cada membro e a sua contribuição para o todo.
Portanto, esses 7 elementos nos dão uma direção do que precisamos medir, ritualizar e fortalecer para aumentarmos o nível de segurança psicológica de cada time.
Eu diria que é um processo consciente de desenvolver times de alta performance através de um trabalho constante que, sem dúvida, precisa ser sustentado por políticas e práticas corporativas que coloquem “times” no centro do seu negócio.
Me conta o que você achou dessa nova forma de olharmos para times de alta performance?
Eu sou Ellen Ravaglio e a minha coluna “Alta Performance & Saúde Mental” tem como objetivo instigar a exercitar o autocuidado, o cuidar do outro e do negócio de forma consciente e sustentável.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a segurança psicológica de times? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Forte abraço,
Ellen Ravaglio
https://www.vikaas.com.br
www.linkedin.com/in/ellenravaglio-coach-lideres
vikaas@vikaas.com.br
Confira também:
Participe da Conversa