fbpx

7 Mitos da Nutrição (I)

Quantas vezes você já não escolheu uns cereais, porque eram light, ou isentos de açúcar? E será que essa é de fato a melhor escolha???

Quantas vezes já não ouviu a expressão que o Pequeno-almoço deve ser de Rei e o jantar de pobre? E será que isso é mesmo verdade? Será que ajuda a manter o peso comer só maçã? Ou será que faz sentido tirar por completo todo o tipo de carboidratos?

A verdade é que o que funciona para uma pessoa pode não ser o mais indicado para outra, pois cada pessoa é um Ser único e para manter o peso/aumentar/emagrecer vai depender de vários fatores: hereditários, presença de alguma doença hormonal, medicamentos, estilo de vida, fatores psicológicos e fatores sociais.

Hoje em dia tornou-se (demasiado) banal falar-se de Nutrição, parece que todo mundo tem alguma coisa a dizer ou a acrescentar! É tão comum se ouvir alguém comentar a nova dieta que fez e que está dando (ou não) resultado, num café ou restaurante as conversas de 90% das Mulheres alternam entre relacionamentos e a Nova Dieta que vão experimentar! Qualquer pessoa fala sobre Nutrição, alimentos e o que deve comer… como se o papel do Nutricionista fosse dispensável. Mas alerto para essa situação, pois a melhor pessoa para lhe dizer o que deve comer, em que porções, o que é melhor para Si e para a sua saúde é SEMPRE um Nutricionista!

Sendo assim, aqui ficam os 7 Maiores Mitos da Nutrição e a Verdade sobre cada um:

1 – Se um alimento é integral, então posso comer à vontade?

Mito! Um alimento integral é aquele que tem na sua constituição cereais não refinados, conservando os seus componentes originais. Tendo desse modo maior concentração de vitaminas e fibras que os refinados, sendo por isso mais saudáveis, MAS… a nível calórico são semelhantes.

2 – Comer abacaxi após as refeição ajuda a absorver as gorduras?

Verdade! O abacaxi é um fruto muito eficaz quando se trata de emagrecer, é ácido, diurético, ajudando na perda de retenção de líquidos e gordura propriamente dita, pela ação de uma enzima que é a Bromelaína. Logo deve ser uma fruta preferida para quem esteja num processo de emagrecimento.

3 – Se não beber leite, vou ter maior probabilidade de ter osteoporose?

Mito! Hoje em dia conhece-se que existem fontes de cálcio provenientes de outros alimentos bem mais ricos que o leite de vaca, como sendo as oleoginosas, as sementes de chia, tofu, brócolis ou até mesmo o farelo de aveia!

4 – Para emagrecer devo comer só Sopa ao jantar?

Verdade! Bom, não tem de ser mesmo só sopa no jantar! Mas a verdade é que se não for ter nenhuma atividade após o jantar, então essa refeição deve ser a menos calórica do seu dia. O seu corpo está “programado” para ir desacelerando ao longo do dia, aproximando-se do repouso próprio da noite, logo tanto o processo digestivo, como metabólico são mais lentos ao final do dia. Ingerir alimentos muito calóricos, principalmente ao nível de gordura e carboidratos, irá contribuir para o seu ganho de peso, além de problemas digestivos ou até alterações de sono.

5 – Para emagrecer devo cortar o Pão?

Mito! Não tem de cortar totalmente o pão, claro que pode entrar desde que seja com moderação e sempre pão rico em fibras! No entanto, se o hábito é comer pão em todas as refeições, principalmente o pão de queijo, então nesse caso deve cortar pois estará aumentando a ingestão calórica, que se não for devidamente compensada com exercício físico estará impedindo o Sucesso do seu emagrecimento.

6 – Congelar vegetais faz com que percam as suas propriedades de minerais e vitaminas?

Mito! Congelar os vegetais apenas os vão manter mais próximo do seu estado natural, desta forma, os seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos micro-organismos, o que é benéfico por exemplo para grávidas não imunes ao toxoplasma.

7 – Alimentos light fazem mais mal do que as suas opções originais?

Verdade! A primeira coisa que qualquer pessoa faz quando inicia um processo de emagrecimento é passar todos os alimentos para as suas versões light: maionese light, bolachas integrais, iogurtes light, queijo light, etc. É certo que alguns alimentos são mesmo light e melhores do que as suas versões originais, no entanto, há outros que pelo contrário, só estão enganando você e a fazer com que a balança não desça por nada!

Muitos alimentos, para não terem tanto teor em gordura são recheados de açúcar! Então o valor calórico pode ser menor, devido ao teor de gordura ter diminuído, mas por outro lado fica com maior teor de açúcar e continua a não ser um alimento saudável! Por outro lado, quantas vezes já não comeu um iogurte light, ou um chocolate light bem mais doce que o original?? E o que acontece em seguida? Acaba por comer mais um e mais outro, pois afinal é “light”!! No final, acaba sendo pior do que comer a sua versão original, que pelo peso na consciência nem consegue comer todo!

Muito se fala da Nutrição, do que é certo e do que é errado, no entanto espero que agora já esteja um pouco mais elucidado e em caso de dúvida… contate um Profissional!!

www.nutri-coaching.com

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa