fbpx

8 dicas sobre como fazer um resumo profissional para currículo

Aprenda como preencher o campo de resumo profissional nas principais plataformas de busca de emprego. Veja dicas para personalizar o resumo, destacar suas competências e evitar erros comuns, segundo orientadora de carreiras.

8 dicas sobre como escrever um resumo profissional e fazer seu currículo se destacar rápido

8 dicas sobre como fazer um resumo profissional para currículo
Por Patrícia Rodrigues (*)

Aprenda como preencher o campo de resumo profissional nas principais plataformas de busca de emprego. Veja dicas para personalizar o resumo, destacar suas competências e evitar erros comuns, segundo orientadora de carreiras.

Além de facilitar a vida dos recrutadores, o resumo profissional ajuda a conectar os tópicos já inclusos no currículo – como experiências e formação acadêmica – e, principalmente, mostrar se o candidato sabe se apresentar e interpretar os objetivos da vaga antes de se lançar à disputa.

“Esse espaço, nem sempre obrigatório de ser preenchido em algumas plataformas, já adianta a capacidade de análise e de síntese do candidato e de como ele adapta suas habilidades às exigidas para o cargo”, acrescenta Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.

A especialista também apresenta 8 dicas sobre como fazer um resumo profissional para o currículo:

1. ESCREVA ATÉ 500 CARACTERES

O espaço é suficiente para analisar, sintetizar e expressar suas formações, principais competências, capacitações e tempo de experiência de forma atraente, relacionando tudo isso à vaga oferecida.

Lembre-se de que o resumo profissional funciona como um pitch de elevador, aquele tempo precioso para falar o que há de mais importante sobre você (especialmente se tem muito tempo de carreira, quais suas principais conquistas/resultados em determinada área/segmento/empresa e como isso poderá ajudar na “nova empresa”). Mais que isso, o recrutador já tem no currículo. Para facilitar a leitura, é possível utilizar bullets.

2. PERSONALIZE O RESUMO CONFORME A VAGA

Dificilmente um texto genérico vai ser atraente para todas as oportunidades disponíveis no mercado. O correto é buscar as palavras-chaves disponíveis no anúncio e customizar de acordo com suas habilidades. Também é possível mencionar “xx anos na empresa Y”, apenas se ela tiver convergência/for referência no mercado ao qual a vaga se refere.

3. DEIXE O RESUMO PROFISSIONAL GENÉRICO PARA OS BANCOS DE TALENTOS

Esse modelo pode até ser válido, mas utilize essa opção para compilar/sintetizar suas habilidades em plataformas que não explicitaram suas especificações/necessidades (reveja de tempos em tempos). Neste contexto, invista na formação acadêmica e principais experiências, de acordo com a área da anunciante.

4. NADA DE MEIAS VERDADES OU MENTIRAS PARA SE ADAPTAR ÀS OPORTUNIDADES

Certos conhecimentos, habilidades e outras informações importantes — fluência em idiomas, conhecimentos de softwares, tempo de experiência, referências etc. — são rapidamente checados em uma conversa (ou busca). Falta de sinceridade e de transparência também são motivos para desclassificação.

5. NUNCA TRABALHOU? NÃO TEM PROBLEMA

O resumo profissional também é uma ferramenta importante para quem busca um estágio, como “objetivo profissional”. Mesmo sem experiência no mercado, é possível destacar conhecimentos, trabalhos realizados (inclusive os voluntários) durante a graduação, pesquisas, domínios de ferramentas e outras atividades acadêmicas.

6. NESSA PARTE, ESQUEÇA AS SOFT SKILLS

Habilidades socioemocionais são importantes, mas não no resumo profissional. Apelar para elas nesse espaço soa como autopromoção e essa atitude está longe de pegar bem entre os recrutadores.

7. OS PRINCÍPIOS VALEM PARA O LINKEDIN

Mesmo que não seja para atender a um anúncio propriamente dito, o resumo profissional é o seu cartão de visitas nessa importante plataforma. Assim, a regra número um é mantê-lo sempre atualizado.

8. MANTENHA O RIGOR COM A GRAMÁTICA

Mesmo que a comunicação atualmente pareça mais “aberta” quanto ao uso da língua, conhecer bem o idioma é ainda pré-requisito nos processos seletivos (mesmo em setores considerados informais).

No resumo (assim como no currículo), esqueça gírias, redobre a atenção para não cometer erros de ortografia, de concordância, de digitação e repetições, além de revisar diversas vezes antes do envio. Esses fatores de fato “descredibilizam” o candidato e eliminam de cara a chance de o avaliador prosseguir na leitura e análise do currículo.

(*) Patrícia Rodrigues Jornalista formada pela ECA-USP em 1993, com ampla experiência em produção de conteúdo para diversos veículos de comunicação. Sócia da Bola Dentro Editora e Comunicação, empresa prestadora de serviços para editoras, agências de publicidade, TV e internet. Ampla experiência em empresa de grande porte (Editora Abril), além da coordenação dos Anuários da Editora Caras (Moda e Decoração). Colaboradora da Scribas Produção de Conteúdo na elaboração de cases, dossiês para o mercado imobiliário e em publieditoriais.

Link original da matéria: #tmjuntos

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como fazer um resumo profissional para currículo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar com você.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

Confira também: Mapa de Carreiras: Descubra o que é e veja como montar o seu!

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa