8 Motivos Para o Coach Aprender PNL
Você é Coach e provavelmente já se perguntou: Por que eu deveria aprender PNL? Então vou te dar 8 motivos para você aprender PNL:
1) Em muitos momentos no seu trabalho com o(a) coachee/cliente você precisará descobrir as generalizações, as omissões e as distorções da linguagem que ele(a) utiliza. Em outras palavas, você precisará chegar à estrutura profunda de sua comunicação, isto é, descobrir o que de fato ele(a) quer dizer. Não simplesmente o que está dizendo.
2) Em outros momentos, terá a necessidade de obter informações ou eliciar respostas de maneira elegante, não invasiva, e poderá consegui-las então através de linguagem hipnótica.
3) Para que seu trabalho de coaching seja efetivo e prático, será útil saber como promover mudanças comportamentais rápidas e duradouras.
4) Se você tivesse todos os recursos para chegar aonde quer chegar, certamente já estaria lá, não é mesmo? O seu coachee/cliente também acredita nisto!!! Mas, aqui, o grande detalhe é que realmente possuímos em nós todos os recursos internos para gerarmos as mudanças necessárias ao atingimento de nossos objetos. O problema é que alguns desses recursos não “saltam aos nossos olhos”, ou seja, eles existem em nós, mas nós não estamos conscientes deles. O velho jogo entre consciente e inconsciente.
Óbvio que alguns recursos são externos. E, como tais, devem ser tratados de maneira adequada. Contudo, o que não podemos esquecer é que, mesmo os recursos externos, dependem grandemente de nosso processamento interno. Sejam a automotivação, os processos de autossabotagem, as ruminações dos diálogos internos, as crenças limitantes, etc…
Com os mecanismos cerebrais pragmáticos modelados pela PNL você saberá como resgatar ou gerar e instalar recursos poderosos para o coachee/cliente:
5) Seu coachee/cliente “diz” coisas com o corpo, com os olhos, enfim, com toda a sua fisiologia. É útil para o coach entender o que a fisiologia de seu coachee está lhe informando. As técnicas de calibração ou calibragem, da PNL, são instrumentos poderosos para a detecção e percepção das congruências e incongruências entre a linguagem e a fisiologia/postura do cliente.
6) E se o seu coachee/cliente tivesse a mesma capacidade de Walt Disney para criar e realizar, para transformar sonhos em realidade? Ele pode aprender isso: só depende de você!!!
7) Leia a afirmação abaixo:
“A conclusão é radical… todos em uma sociedade moderna virtualmente sofrem de traumas.”(Robert Scaer)
Se você dispuser de algumas ferramentas avançadas de terapia breve – (a PNL surgiu a partir da modelagem da excelência das técnicas de alguns “magos” terapeutas como Fritz Perls, Virgínia Satir e Milton Erickson) – você poderá então fazer intervenções simples e rápidas que podem ajustar o passado de seu coachee/cliente aos objetivos futuros…
Haverá maior congruência, maior sintonia entre passado, presente e futuro. Algumas técnicas: Cura Rápida de Traumas e Fobias, Mudança na História Pessoal e Linha do Tempo...
8) Imagine a seguinte situação: o seu cliente/coachee quer muito conseguir algo. Entretanto, suas atitudes vão para o sentido contrário. Em outras palavras, é como se uma parte dele quisesse uma coisa e outra parte quisesse algo diferente. Você poderá ajudá-lo a resolver isso rapidamente então com a técnica de Resolução de Conflitos.
Bom, para não nos estendermos mais, creio que demonstrei que ferramentas são simplesmente ferramentas. E que a utilização de uma ou outra, quaisquer que sejam elas, não nos tornam melhores nem piores…
Contudo, não nos utilizarmos de ferramentas eficazes por preconceito pode nos fazer gastar energia desnecessariamente ou, o que é tão ruim quanto, perpetuar nossos clientes em desgastes necessários…
Paz profunda!!!
Gostou do artigo? Quer saber mais Motivos Para o Coach Aprender PNL? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Valdecy Carneiro
http://valdecycarneiro.com.br/
Confira também; Resiliência – Terapia e Coaching
Participe da Conversa