fbpx

9 dicas para não ser o chato da Internet!

O limite entre um bom marketing pessoal e o “chato da Internet” é bem tênue, mas o retorno disso é estratosférico! Então, muito cuidado ao se posicionar, pois todo seu esforço poderá “cair por água abaixo”.

O limite entre um bom marketing pessoal e o “chato da Internet” é bem tênue, mas o retorno disso é estratosférico! Então, muito cuidado ao se posicionar, pois todo seu esforço em se autoconhecer e se posicionar de forma congruente poderá “cair por água abaixo” caso cometa repetidamente erros, como os citados abaixo:

1. Proporção

A proporção de assuntos com que você fala em suas redes deve ser proporcional à sua vida real. Quem fala apenas de trabalho acaba incomodando as pessoas ao seu redor, certo? Postar apenas fotos de festas também pode não representar você por inteiro. Procure dosar explorando cada área de sua vida.

2. Discordar de forma agressiva

A troca de informação que as redes possibilitam hoje deve ser utilizada de maneira inteligente e com a finalidade de somar. Claro que há assuntos polêmicos e que nem sempre as opiniões serão iguais, principalmente quando se trata de futebol, política, religião, etc. Você tem o direito de mostrar sua opinião, mas não precisa tentar convencer a pessoa de todas as maneiras possíveis. Lembre-se que por mais certo que esteja de seu ponto de vista, ele é apenas um ponto de vista! Saiba ouvir e tenha jogo de cintura.

3. Relevância ao postar e compartilhar

Seja ponderado ao postar. Não é porque gosta de determinado assunto ou está indignado com algo que deve bombardear as linhas do tempo. Mesmo quando a intenção é divulgar algo ao máximo, o excesso só irá cansar as pessoas.

4. Marcação em fotos propaganda

Cada ferramenta foi idealizada para um determinado fim. Há muitos meios de divulgar alguma coisa, inclusive é possível criar posts patrocinados a baixos valores a partir do seu perfil pessoal.

Marcar todos os seus amigos em fotos de propagandas e/ou comentários é amador e invasivo e, por isso, você tem grandes chances de ganhar um bloqueio ou exclusão de amizade.

5. Credibilidade de informação

Não saia por ai compartilhando tudo o que aparece. Notícias falsas e correntes perseguem as linhas do tempo e isso continuará acontecendo, mas você deve ter discernimento e pesquisar uma informação antes de repassar.

6. #Hashtags

Hashtags foram feitas para organizar conteúdo. É uma forma de agrupar postagens em torno de um mesmo tema. Por isso elas são clicáveis e levam você para um universo sobre o assunto.

No Brasil esse recurso é muito utilizado para criar um efeito cômico, mas cuidado para não perder a mão.

7. Não faça da Internet o seu diário

Não é que você não possa postar coisas pessoais, mas dar cada detalhe sobre seu dia a dia pode irritar as pessoas. Procure pensar na comunicação em duas vias, isto é, considere também se as pessoas achariam interessante o que você pretende dizer.

8. Situação privada

Saiba distinguir assuntos públicos de assuntos pessoais. Você não precisa mandar um recado de saudades ou convidar para dar uma volta publicamente. Use o chat para isso.

9. Jogos sociais

Se você gosta de social-games você pode, sim, convidar pessoas. Mas procure envolver quem você sabe que também gosta do assunto. Além disso, envie a solicitação apenas uma vez. Insistências podem realmente irritar as pessoas e você poderá ser bloqueado.

É possível descrever uma série de dicas que podem ajudar, mas o importante mesmo é ser você mesmo e ter bom senso. Use as ferramentas que possui a seu favor, entretanto lembre-se de que não há regras ou fórmulas. Cada pessoa é única assim como seu Eu Digital.

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa