O que faz a vida valer a pena? Qual é o real sentido da sua existência? Estas são perguntas épicas!
Existe um anseio natural do Ser Humano por definir um sentido de propósito. Assim como o Ser Humano é único e está em constante desenvolvimento, os propósitos também não são estáticos, variam de pessoa para pessoa, eles podem mudar conforme as suas conquistas, crenças e experiências adquiridas ao longo da vida.
Assim como o Ser Humano, toda Organização tem, ou pelo menos deveria ter muito claro um propósito, uma razão para existir, de forma única e autêntica.
Normalmente para empreender, o Empreendedor identificou um propósito, algo que lhe proporciona entusiasmo, um sentimento de realização e energia para alegrar a sua alma, um propósito que realmente faça sentido para investir, tempo, energia e dinheiro.
Quanto mais verdadeira for a essência, maior será a chance de ter sucesso!
A essência de uma Organização, não se copia, tão pouco tem uma fórmula exata. Cada organização é única, possui valores, crenças, propósitos e estratégias exclusivas, porém às vezes essa essência está equivocada, e no decorrer do tempo e dos acontecimentos os empreendedores vão sabotando seu sonho sem ao menos ter ciência do motivo…
Para identificar o que realmente faça sentido e qual é a verdadeira essência, sugiro refletir sobre o que te entusiasma, o que faz seus olhos brilharem e seu coração bater mais forte… Segundo Tim Ferriss, “A pergunta certa não é o que eu quero fazer? Ou quais são os meus objetivos? Mais sim, o que me entusiasma?”. Quando você encontrar o motivo pelo qual quer empreender, nenhum desafio se torna obstáculo para você desistir!
Ao encontrar o propósito, o lucro se torna consequência, desde que este propósito esteja alinhado com todos os envolvidos, desde colaboradores até mesmo os clientes, se isto ficar claro para você e todos os colaboradores, a organização deslancha.
O propósito e estratégias de uma Organização definem o rumo que ela irá seguir, e para não se perder no meio do caminho, sugiro que este plano esteja claro para todos os envolvidos, porém se não houver entusiasmo, determinação e paixão pela conquista, por parte do empreendedor, não haverá engajamento necessário para prosperar!
Não basta ter um propósito e um plano para empreender se não souber realizar a gestão do negócio e liderar a sua equipe.
Seja sempre transparente e honesto, compartilhe de forma clara qual é o propósito da organização, qual é o cenário atual e o desejado, o que se espera de cada colaborador, e certifique-se de que todos entenderam. Principalmente na contratação tenha o cuidado de verificar se os objetivos e valores da organização estão alinhados com os dos colaboradores, pois pessoas satisfeitas são mais produtivas e com isso você e a organização só têm a ganhar!
Participe da Conversa