Você tem vontade de iniciar uma prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando mil desculpas para não começar a movimentar-se? Saiba que essas desculpas não são plausíveis, pois esses são fatos que estão completamente sob o seu controle e só depende de você mudar esse placar.
A decisão de iniciar a prática de exercícios ou ingressar em um esporte pode parecer, na maioria das vezes, muito difícil. Porém vou mostrar algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a adesão ao exercício físico.
Já não é novidade para ninguém a questão de como a prática regular de exercícios físicos afetam a nossa qualidade de vida. Como você julga estar a sua qualidade de vida e qual seu nível de satisfação com sua saúde?
Uma forma de você iniciar esse processo é destacar quais são as suas prioridades, pois a falta de tempo muitas vezes é mais uma percepção do que uma realidade. E a falta de energia é gerada muito mais pelo cansaço mental do que físico e está diretamente ligado ao estresse.
De acordo com as pesquisas, podemos afirmar que as pessoas fisicamente ativas tendem a ter melhor saúde, demonstram ter mais energia, atitudes mais positivas, possuem uma maior capacidade de lidar com o estresse e com a tensão e demonstram maior satisfação de vida por depender menos dos outros.
Estratégias para aumentar a adesão ao exercício físico
Algumas estratégias podem ser utilizadas para quem está a fim de aderir à atividade física ou a um esporte. Como fazer a escolha da atividade que deseja executar conforme sua vontade; desenhar metas claras e realistas com datas de término e consequências para os resultados obtidos; definir incentivos e recompensas por participação e frequência nas atividades, realizar a atividade física com um grupo ou um amigo, adaptar a intensidade, duração e frequência dos exercícios. Estas são algumas boas opções de técnicas que podem ser utilizadas para dar este primeiro passo.
Razões para exercitar-se:
As pessoas são motivadas por diferentes razões, mas um bom ponto de partida para fazer as pessoas iniciarem um programa de atividades físicas é enfatizar os seus diversos benefícios.
Alguns benefícios que podemos destacar são: a redução da tensão e depressão, aumento da autoestima e autoconfiança, socialização, diminuição do risco de doença cardiovascular, melhor controle do peso e aumento do funcionamento dos sistemas metabólico, endócrino e imunológico, previne ou retarda o desenvolvimento de hipertensão arterial e reduz a pressão sanguínea em pessoas com pressão arterial alta.
E agora, como manter e condicionar?
Para manter uma atividade física regular é necessário compromisso e dedicação. Lembrar sempre dos benefícios que são atingidos com a atividade física é um importante fator para manter a motivação.
Em geral as pessoas continuam um programa de exercícios por causa da diversão, da felicidade e da satisfação que ele traz. E à medida que as pessoas amadurecem, o aspecto divertido do esporte e da atividade física dá espaço para a necessidade de ser produtivo, esforçado e bem-sucedido.
Ao tomar decisões sobre praticar exercícios, as pessoas passam por um tipo de análise de custo-benefício para a tomada de decisão. Quando as pessoas estão considerando uma mudança no estilo de vida, elas pesam os prós e os contras de um determinado comportamento. Portanto, acredite em você, acredite que você pode realizar este novo comportamento tão desejado com sucesso, e coloque em prática passo a passo, isso vai trazer cada vez mais a confiança que você precisa para ser capaz de realizar o que você sonhou, superando-se a cada dia.
Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!
Fontes da pesquisa:
• Weinberg, Robert S.; Gould, Daniel. Fundamentos de Psicologia do Esporte e do Exercício.
Participe da Conversa