Hoje quero conversar com vocês sobre esta prática. Ela envolve, tanto o aspecto profissional, quanto o pessoal. Podemos pensar que o Bem não existe sem o Mal. E aí então vem a nossa reflexão. No aspecto profissional, o livro Just Business – Business Ethics in Action, de Elaine Sternberg, publicado na Inglaterra, argumenta que, em longo prazo, é do interesse das empresas agir sempre de maneira ética. Ética como mostra o dicionário, tem a ver com valores morais, com o bem e o mal, o que é certo ou errado. Sendo assim temos que pensar que no ambiente profissional, devemos atender os interesses da empresa de forma ética, tratar fornecedores e colaboradores da forma que gostaríamos de ser tratados. Desta forma, encarando que apenas pensamos de forma diferente, podemos evitar o conflito. Gentileza gera gentileza. Vivemos num mundo corporativo extremamente competitivo. Durante muito tempo foi difundida a ideia de que “o mundo é dos espertos, que sabem tirar vantagem das situações”, a ciência revela que os generosos costumam obter mais benefícios e ter acesso a oportunidades.
Falando agora no aspecto pessoal, para aquele que se interessar por pesquisa, Steven Cole, um pesquisador da UCLA (Universidade da Califórnia – Los Angeles) publicou um artigo em 02 de agosto de 2013 no site Medical News Today, onde identificou que fazendo o bem e sentir-se bem tem efeitos muito diferentes sobre o genoma humano. Foi encontrado abundância de genes antivirais e anticorpos.
No nosso dia a dia existem vantagens em praticar o bem, vejam abaixo e experimentem:
- Melhora a autoestima;
- Combate o estresse;
- Reduz o nervosismo;
- Melhora o ambiente familiar e o profissional;
- Estimula a liderança e a produtividade;
- Libera endorfina;
- Diminui a sensação de dor e as chances de ficar doente.
O bem pode ser feito de várias formas. Podemos pensar em trabalhos voluntários, distribuição de conhecimentos, um sorriso, um aperto de mão e um abraço para quem quer que seja.
Quero deixar duas frases para reflexão:
“Não basta deixar de fazer o mal, é necessário fazer o bem” – Paulo de Tarso
“O mundo vai acabar pela omissão dos bons” – Albert Einstein
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa