O que podemos aprender com momentos decisivos onde a ANSIEDADE se apresenta para todos nós nos esportes, negócios e na vida?
ANSIEDADE se caracteriza por sensação física de tensão, cuja intensidade vai da inquietação e desconforto, à paralisação em crises de pânico (desespero).
ANSIEDADE tem como emoção primária o medo, responsável por nos colocar em estado de alerta como resposta fisiológica do organismo à liberação de hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), com a função de nos preparar para lutar ou fugir.
ANSIEDADE se origina em nossos pensamentos e interpretações que damos às situações de perigo reais ou imaginárias, internas ou externas que vivemos.
ANSIEDADE, portanto, pode ser entendida como um jogo psicológico que começa quando a importância do evento (ex. final de Copa do Mundo) encontra a incerteza do resultado (ex. pênalti decisivo). Nesses momentos decisivos precisamos aprender a driblar a ANSIEDADE, se não…
O Capitão da Seleção, Thiago Silva, no momento de bater o pênalti, pensou nos pênaltis que tinha errado e pediu ao treinador Felipão para não bater… Se lembrasse dos pênaltis que tinha acertado…
Em momentos decisivos de nossas vidas, aprender a regular a ansiedade a partir de pensamentos e interpretações mais produtivas, passa a ser um diferencial competitivo nos esportes, negócios e na vida.
Você sabe como regular sua ANSIEDADE?
Participe da Conversa