fbpx

Do Coaching convencional para o Holomentoring®

Para muitos o Coaching é entendido apenas como um processo de metas, de desempenho e resultados, um processo mais mecanicista e com pouca consideração aos aspectos humanos. Quer saber mais?

Desde que iniciou o ensino de Coaching no Brasil há uns 15 anos atuo profissionalmente na Formação de Profissionais em Coaching, cujo processo evoluiu naturalmente até os dias atuais pela incorporação do Mentoring e Holomentoring®.

Resolvi inicialmente trabalhar com o Coaching por perceber o grande potencial desta metodologia, além de vislumbrar uma forte oportunidade de atingir mais pessoas e assim gerar maior benefício. Já trazia como bagagem atividades na área de Formação de Consultores de Pessoas com instrumentais próprios denominados de Holoprática®. A maior dificuldade foi quando percebi que para muitos o Coaching era entendido apenas como um processo de metas, de desempenho e resultados, um processo mais mecanicista e com pouca consideração aos aspectos humanos, algo que eu não pude aceitar. Assim parti para num primeiro momento incorporar a metodologia de Mentoring como sendo o aspecto humano do Coaching.

Nesta fase eu também evoluí muito com as ferramentas e instrumentais da Holoprática® que se transformaram naturalmente num conjunto instrumental científico-pedagógico mais elaborado e condizente na medida em que inseria conhecimentos da antiga e moderna Sabedoria Humana, da Neurociências, dos conhecimentos científicos e com os ensinamentos dos grandes mestres da administração, levando a denominar a partir de 2004 tudo isto como Sistema ISOR®.

Mas percebia, ainda que intuitivamente, que mesmo com o Mentoring ainda não havia chegado na causa raiz da problemática humana. Mas aos poucos ficou claro que a causa das dificuldades era mentalidade e visão de mundo. Mergulhei nos estudos da mente e mentalidade e descobri a visão ou abordagem holo-sistêmica que poderia ser usada na aplicação das ferramentas de Coaching e Mentoring. Este salto permitiu ao cliente a descoberta e elaboração de uma nova visão de mundo bem mais ampliada e livre, o que facilitava sobremaneira a resolução própria das questões pessoais e profissionais.

A questão da ampliação de visão foi fundamental, pois nossos mundos individuais são apenas projeções de nossa mente – construímos o mundo a cada instante a partir de nossos paradigmas, valores, crenças, memórias e visão de mundo – tanto as coisas boas como as ruins. Em resumo: os problemas são criados por nós mesmos pela nossa forma de ver, e se mantivermos as mesmas visões nossos problemas continuarão sendo criados da mesma forma. Para haver possíveis resoluções há necessidade de uma nova mentalidade, mais ampliada.

A todo este processo mais abrangente de mentalidade holo-sistêmica o denominei de Holomentoring®, uma metodologia ampla e aberta que contém e permite experiências mais elaboradas de Mentoring e de Coaching.

Como sempre persisti em estudos e pesquisas, num dado momento descobri que poderia aprofundar ainda mais o processo de Coaching e Mentoring se a tomada de decisões em temas mais complexos de meus clientes partisse do que se chama de Sabedoria de Campo, ou seja, que as decisões emanassem do campo de sabedoria interior que todas as pessoas possuem.

Assim, incorporei no Sistema ISOR® a partir de 2012 a Teoria U de Otto Scharmer e as práticas de Presencing preconizadas por Peter Senge, ambas especialmente elaboradas para lidar com questões complexas a partir da Sabedoria de Campo.

Este processo evolutivo de ciclos a partir do Coaching convencional foi um processo pessoal, particular e também único dado ao nível de questionamentos vivenciais que eu tinha como Ser Humano.

Não pude aceitar o Coaching apenas como metodologia e metas, percebia que a Vida é mais do que isto, e que metas e resultados – embora necessários – nem sempre suprem a necessidade de felicidade das pessoas. E assim iniciou-se um processo que desemboca numa visão sistêmica e integrada de todos os processos, desde o Coaching convencional até o Holomentoring®.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa