Podemos entender que o conflito é a falta de entendimento, ou incompatibilidade de valores, de crenças e até mesmo de objetivos.
Quando se convive com mais pessoas, a chance de ocorrer conflitos é grande, por diversos fatores… Porém, o ponto da discussão hoje é o quanto estes conflitos não digeridos e não resolvidos impactam diretamente nos resultados da empresa!
Trabalhar em um ambiente de desarmonia, desentendimentos, sem regras claras, dificulta a produtividade.
Cabe a cada profissional cuidar deste ambiente, pois ficamos muito mais tempo trabalhando do que com nossa família, amigos e nos divertindo fora da empresa, por isso, procure ouvir e respeitar pontos de vistas diferentes, procure ser empático, agir da melhor forma possível, dialogando, expondo seu ponto de vista até chegarem a um comum acordo. Porém, algumas situações acabam desgastando o relacionamento, desarmonizando o ambiente e prejudicando a produtividade da equipe.
Neste caso cabe ao gestor conduzir essa gestão de conflitos, ouvindo os dois lados, entendendo os pontos de vistas distintos, para depois moderar a conversa e juntos chegarem a um acordo.
Os líderes, muitas vezes, na correria da rotina e das obrigações não percebem a hora de interferir e quando este conflito já está no limite, o esforço para solucionar é maior, pois a relação entre a equipe ou os membros envolvidos já está desgastada.
Se o gestor ou líder estiver aberto para diálogos, aumentará a chance de solucionar o problema no início e certamente ficará mais fácil conduzir este processo sem muitos impactos.
Todo conflito pode ter resultado positivo ou negativo, conforme ele é digerido pelo ser humano. Se há boa vontade e comprometimento na solução as chances de todos tirarem um aprendizado é grande.
A gestão de conflitos se utilizando as ferramentas corretas pode transformar estes momentos em um aliado do desenvolvimento humano e das mudanças positivas, tanto nos processos, quanto nas pessoas envolvidas.
E quando se trata de aumentar a performance de uma empresa ou auxiliar os gestores atingirem os objetivos e metas traçadas, não tem como não falar de Business Coaching.
Um Coach especializado em Business possui as ferramentas adequadas para conduzir este processo.
Buscando melhorias em diversos aspectos profissionais, seja em liderança, desenvolvimento de equipe, planejamento, gestão do tempo, gestão de conflitos, mudança de hábitos… Hoje, muitas empresas buscam o processo de Coaching para auxiliar neste desenvolvimento, que em parceria com o cliente chamado de Coachee. O Coach conduz este processo, assegurando reflexões que irão gerar novas ações, consequentemente as empresas terão novos resultados.
O processo de Coaching serve para todos os profissionais, desde o colaborador mais inexperiente até o mais experiente da empresa. O Ser Humano está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento!
Um grande abraço e até a próxima quinzena!
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