Boa notícia: Sua personalidade não muda;
Má notícia: Sua personalidade não muda.
Olá, antes de mais nada, gostaria de agradecer a sua gentileza de estar lendo o artigo inaugural da minha coluna aqui na Cloud Coaching.
Eu atuo como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. Sou autor de 3 livros, palestrante em Portugal e em outros países da Europa e mentor e fundador do instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil, onde treino outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Nesta coluna irei trazer temas de transformação relacionados com o Coaching ligados ao Eneagrama e como usar os nossos talentos naturais.
Para ajudar a responder à questão do nosso título farei uma pequena descrição sobre o Eneagrama. O Eneagrama é uma sabedoria de desenvolvimento pessoal e organizacional que representa nove formas fundamentais de pensar, sentir e agir. Um olhar mais profundo e simultaneamente sistêmico para a forma como cada ser humano age/reage de uma forma natural, sob stress e sob segurança. Ele mapeia essencialmente as nossas motivações intrínsecas. Por que fazemos o que fazemos? Quais as motivações reais por detrás de cada comportamento? Quando sabemos as respostas a cada uma destas perguntas (identificamos a nossa personalidade segundo o Eneagrama), aprendemos a agir sobre as nossas motivações e assim progredir na nossa consciência, reconhecendo todo os talentos naturais da nossa personalidade e simultaneamente mostrando-nos suas armadilhas.
O Eneagrama é mais que um profile de personalidade, é um mapa de crescimento. Ainda assim, o reconhecimento do nosso perfil de personalidade é sempre um momento marcante. Ele nos mostra como nos comportamos mecanicamente, como usamos os nossos talentos (ou não usamos), e como transformamos as nossas maiores qualidades em nossas maiores armadilhas, quando usadas em exagero.
E aí vem nossa boa noticia: reconhecendo a nossa personalidade conquistamos a oportunidade de evoluir no nosso nível de consciência e ao mesmo tempo aprender a evitar as suas armadilhas.
Como prometido vem aí também a nossa má noticia: quanto mais evoluímos na nossa consciência, mais evoluídas são as armadilhas da nossa personalidade.
Solução: continuar evoluindo e nos transformarmos, reconhecendo o nível de consciência e usando sempre nossa personalidade como aliada enquanto mapa de crescimento.
Participe da Conversa