Você sabe quais são os sabotadores que impedem você de ser feliz e ter sucesso?
Antes preciso conceituar que sabotador é um falso amigo, ele pode te ajudar em alguns momentos, fazer você se sentir melhor, porém ele não traz o que você realmente precisa.
Eu sei que a ansiedade surge junto com o desejo das mudanças imediatas durante a busca de realizar os nossos sonhos, no entanto quando temos consciência do que nos limita fica mais fácil chegar a esse estado idealizado.
Então, vamos começar pelo primeiro sabotador:
A CULPA é o sabotador que suga as suas energias e seu tempo. Você quer seguir adiante, mas não sabe por onde começar e como se livrar dela e para isso temos que diferenciar culpa de vergonha; parece que geram o mesmo sentimento, porém não é.
Vergonha está associada à opinião dos outros. Quando os outros geram em nós sentimento de inferioridade. Já a culpa é consequência de um erro que cometemos ou de um dano que causamos para alguém.
Nós, mulheres, temos uma habilidade materna independente de ter filhos, sentimos a necessidade de agradar e cuidar das pessoas que importam para nós, entretanto permitimos que todos tenham tudo o que querem e nós? Não merecemos realizar os nossos sonhos? Precisamos sentir culpa de que não estamos cumprindo com os nossos “deveres” e renunciar a nossa felicidade? O que você vai dizer a si mesma quando a culpa de não ter realizado tudo aquilo que você ansiou aparecer no final da sua jornada?
O segundo sabotador chama-se APEGO. Tudo aquilo que nós adoramos sentimos a necessidade de apegar. Imagine a seguinte situação: você é uma viajante e tem uma única mala para carregar durante toda a sua jornada. Agora coloque dentro dessa mala as pessoas, situações, sentimentos, experiências, conhecimentos, objetos, etc. Por quanto tempo você acredita que conseguirá carregar essa mala? Será que você terá espaço para algo novo?
O que está dentro da mala permite que você realize seus sonhos?
Toda situação negativa tem a sua intenção positiva e a frase de Caio Fernando Abreu é ótima pra essa situação: “Aquilo que nos fere é aquilo que nos cura”.
Desapegar-se é aceitar a realidade, mesmo quando ela não corresponde aos seus desejos, não é ter tendência a ser indiferente ou egoísta, mas sim aceitar cuidar da própria vida. Considere as lições e permita-se carregar o suficiente para ter espaço para as novas oportunidades, vivendo com alegria o presente para construir o seu futuro desejado.
Grande Abraço!
Participe da Conversa