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Técnicas de Vendas: Como lidar com pessoas que intimidam!

Quando nos sentimos intimidados por alguém, isso acontece, pois colocamos tal pessoa em um nível acima do nosso. Essa atitude é uma armadilha e tanto, pois nos deixa com a sensação de fraqueza e insignificância.

A segurança é uma das maiores qualidades de um vendedor. Quando o vendedor é seguro de si ele lida com o cliente de uma maneira muito mais descontraída, cheio de energia, foco, mantendo equilíbrio entre os momentos em que precisa ser firme e os que precisa ser um pouco mais flexível, enfim, um vendedor seguro tende a gerar segurança, também, em seus clientes.

Agora, assim como em outras áreas da vida, é possível esbarrar com pessoas que por qualquer motivo sejam intimidantes. Talvez, pela sua forma de andar, de falar, gesticular, por sua personalidade explosiva, pelo status, enfim, seja qual for o motivo, a boa notícia é que no artigo de hoje, eu quero apresentar uma reflexão a partir da Programação Neurolinguística para eliminar essa reação indesejada diante de alguém.

Normalmente, quando nos sentimos intimidados por alguém, isso acontece, pois colocamos essa pessoa em um nível acima do nosso. É como se nos colocássemos na posição de pequenas formigas em relação a um ser maior e mais poderoso em estatura e força. Essa atitude é uma armadilha e tanto, pois ela nos deixa com a sensação de fraqueza e insignificância (ainda que, isso seja apenas uma ilusão).

A reflexão aqui proposta, consiste justamente em alterar essa visão. Afinal, é provável que essa pessoa nem sequer saiba que vem lhe causando essa reação, talvez nem seja essa a sua intenção!

Antes de mais nada avalie a pessoa que o intimida e pergunte-se:

a) Essa pessoa o está ameaçando fisicamente?

b) Ela intimida todas as pessoas com quem ela encontra? (se a pessoa em questão for um cliente, adapte a pergunta para: ele intimida todos os vendedores que o atende?)

Se ambas as respostas às perguntas acima forem não, possivelmente quem causa essa intimidação é o seu próprio pensamento e não a pessoa em si e isso é ótimo, pois só depende de você para mudar essa situação.

Na própria PNL, existem muitas técnicas capazes de solucionar essa questão, trabalhar a autoestima e se dar a devida importância pode ser outro caminho, enfrentar o medo (no caso a pessoa) e aproximar-se para fazer amizade, também pode ser uma ótima estratégia para quebrar conceitos pré-definidos.

Enfim, o importante é entender que essa pessoa é mais um ser humano de carne e osso, igualzinho a você, ainda que seja um cliente importante, o que ele merece é um ótimo atendimento, uma atenção especial, um produto ou serviço de qualidade, um vendedor seguro de que está fazendo o melhor e todas as outras várias vantagens que você pode proporcionar a estrela principal do seu trabalho: o cliente.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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