“As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw, filósofo)
O que lhe vem à mente quando você pensa em criatividade? Em geral as pessoas associam a criatividade com criar algo novo, mirabolante, inusitado. A palavra criatividade pode ser muito mais palpável do que imaginamos, basta colocar a palavra para andar e executar aquelas ideias simples que acabam ficando nos papeis de rascunho.
Já aconteceu com você ter uma ideia nova a respeito de algo, não colocar em ação e após algum tempo dar de cara com a sua ideia realizada por outra pessoa? Comigo aconteceu inúmeras vezes e todas as vezes me arrependi de ter deixado a ideia de lado e não ter colocado em ação. E já aconteceu também de eu precisar da criatividade num determinado momento para resolver algo importante e ela simplesmente não aparecer. Vai entender, não é mesmo?
A criatividade é um bichinho que precisa ser alimentado constantemente. Precisamos nutri-lo com humor, flexibilidade de pensamentos, momentos de lazer, alguma atividade artística também ajuda. Mas, não necessariamente precisamos focar em fazer algo específico para ter mais criatividade. Ela pode e deve ser exercitada no nosso dia a dia.
Recentemente li o livro “Sustentabilidade da alma” do querido amigo e palestrante Prof. Gretz. Num dos capítulos ele fala sobre a criatividade e dá dicas de como tê-la na vida. Gostei muito, pois são dicas práticas e totalmente possíveis de executar na rotina diária.
Compartilho com você, querido leitor, essas dicas:
- Olhe para o mundo com interesse e curiosidade, procurando aprender algo novo a cada dia;
- Escute, observe, esteja atento aos novos acontecimentos;
- Anote suas ideias, mesmo que pareçam absurdas e consulte suas anotações regularmente;
- Cante, dance e ria, sempre que puder;
- Encare os problemas como algo interessante a ser solucionado;
- Caso queria saber algo, pergunte ou pesquise; não se contente em não saber;
- Assista eventos artísticos sempre que possível;
- Leia bons livros, sem limitar-se a um só tema;
- Nas férias, procure conhecer lugares novos;
- Preste atenção ao que dizem e fazem as crianças;
- Dialogue com pessoas de todas as idades e níveis culturais;
- Não fique preso a hábitos muito arraigados e mude sempre a maneira de fazer as coisas mais rotineiras;
- Dedique o maior tempo que puder ao que você mais gosta de fazer;
- Cuide diariamente do seu preparo físico, respeitando os limites do seu corpo;
- Imagine seu futuro e planeje a forma de alcançá-lo.
Que tal um desafio? Defina como meta colocar em ação durante esse ano alguma dica dessa lista. Tenho certeza que a sua criatividade estará bem nutrida e cada vez mais atuante na sua vida.
Uma semana de luz para todos nós!
Participe da Conversa