Nunca vou esquecer a surpresa que eu tive quando comecei a trabalhar com as consultorias de Feng Shui, técnica de harmonização e ambientes, ao descobrir que poderia também trabalhar junto a empresas, comércio e escritórios.
Na época, como muitas pessoas ainda pensam hoje, eu imaginava que o Feng Shui só poderia ser utilizado para equilibrar e harmonizar “ambientes residenciais”.
Mas, segundo o dicionário do Aurélio, ambientes são “aquilo que cerca ou envolve seres vivos”. Portanto, empresas e escritórios são ambientes onde as pessoas trabalham e ficam até mais de oito horas diárias, ou seja, 1/3 de suas vidas, onde elas irão tirar seus ganhos.
Hoje, mais de 40% de minhas consultorias são realizadas em empresas, comércio e escritórios. Em todas estas consultorias empresarias, seja numa metalúrgica, numa escola, clínica dentária, oficina mecânica, restaurante, escritório de advocacia, sala comercial, loja de roupas ou padaria, os três principais motivos de chamarem um consultor de Feng Shui, são:
- Melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, para que os funcionários se sintam bem e trabalhem melhor. É a qualidade de vida que muitas empresas têm se preocupado em adotar;
- Melhorar o desempenho, os negócios, a prosperidade e o lucro das empresas;
- Descobrir que tipo de Energia Negativa está atrapalhando os Negócios.
Este artigo abordará o segundo tema, “Melhorar os negócios da empresa”. A qualidade de vida nas empresas será tema de um artigo futuro.
O enfoque principal de uma consultoria de Feng Shui Empresarial é verificar quais os problemas e motivos graves e energéticos que estão atrapalhando o sucesso, a prosperidade e os lucros nos negócios de uma empresa.
Quando falamos de negócios, estamos nos referindo ao principal objetivo de uma empresa – a de vender seu produto ou a prestação de serviços, com qualidade e satisfação do cliente. E é claro, com lucro.
Na teoria, se um produto ou serviço de uma empresa tiverem qualidade, solidez e preço, isso será sinônimo de boas vendas, correto? Como disse, teoricamente, sim. Mas, na prática, nem sempre.
Tirando os altos e baixos do mercado, as crises internas e externas no compasso de um tango, o Carnaval, as férias, a Lava Jato, o processo de impeachment, que com certeza, têm muita influência sobre o desempenho das empresas, mas que são momentâneas, e que o empresário brasileiro aprende facilmente a se adaptar à realidade e seguir em frente, existem outros fatores ou motivos internos em uma empresa que fazem os negócios “travarem ou a minguarem”, e que, numa análise geral, não iremos encontrar nada de errado, o que nos faz pensar que na empresa tudo está aparentemente em ordem.
Mas é só aparentemente.
Para ajudar a “mapear” os possíveis problemas de uma empresa, selecionei alguns desses “problemas” que encontrei em minhas consultorias.
Os “pontos negativos” abaixo deverão servir como referencial geral, pois cada empresa tem sua energia e histórico próprios.
Os pontos negativos no caminho de sucesso de sua empresa
Sr. empresário, proprietário ou diretor, como anda seu bom astral e humor?
Se uma empresa é a “cara do dono” ou do gerente, imagine então o “astral” e a “energia”. É muito importante saber como anda o humor do dono da empresa, sua autoestima. Como está a vida particular? E até sua confiança, se as coisas irão mudar e melhorar.
É bom lembrar que os donos ou responsáveis são a cabeça, o coração e o pulmão de uma empresa. São eles que decidem tudo. São suas as palavras finais.
Se eles não estiverem bem, cedo ou tarde, a empresa não ficará bem. Em uma consultoria empresarial, um dos principais pontos a trabalhar é com os responsáveis e com o ambiente que eles trabalham.
Se você deseja uma Empresa de Sucesso, tenha uma Mente de Sucesso, Empresário!
Globalização + Informação = sucesso nos negócios
Hoje, qualquer empresa ou pessoa que trabalhe deve ficar ligada na realidade e na exigência do mercado.
Se queremos prosperar e crescer, devemos constantemente atualizar nossos conhecimentos, equipamentos e serviços. Devemos dar treinamento adequado aos nossos funcionários.
Não podemos ter medo ou deixar para lá as novidades tecnológicas e a constante atualização de conhecimento.
A globalização é uma realidade que afeta todas as empresas, seja a menor ou a maior delas. Fechar os olhos para ela é fechar as portas para os seus negócios.
Agora, se você se sente muito bem trabalhando na “era dos dinossauros”, é bom ficar atento à Internet, ou será Internet 2?
O mercado conhece e vê seu produto ou empresa?
Seu produto ou serviço é conhecido? E sua empresa? O nome de sua empresa é facilmente associado ao produto ou serviço que vende? Como anda a reputação e o prestígio? Sua empresa está bem divulgada no mercado?
Aquela máxima que diz que “a propaganda é a alma do negócio” resume bem este item. Divulgar bem o nome de sua empresa, sua marca e produto é fundamental nos dias de hoje. Não canse de divulgar o nome. Deixe sua empresa bem visível. Fortaleça bem a imagem de sua empresa e do seu produto. Ser arrojado na divulgação é um caminho para poucos.
Procure um diferencial de sua empresa para que seja explorado nas propagandas.
Quando você achar que sua empresa já estiver bem firmada no mercado, então está na hora de começar a procurar outras formas de divulgação.
Identifique bem sua entrada
É muito importante que uma empresa tenha em sua fachada uma identificação de fácil visualização, ou seja, que seus clientes encontrem você com facilidade.
Uma numeração e nome de fácil visualização ajudam em muito para que a energia da prosperidade chegue com facilidade.
Já encontrei muitos casos em que as empresas eram tão escondidas que ninguém chegava até elas, nem os clientes nem os pedidos.
De portas abertas para o sucesso
Se você quer que os clientes e pedidos cheguem até sua empresa, mantenha a porta principal desobstruída. Ela deve abrir totalmente, sem que nada atrapalhe sua abertura.
Desta forma, a prosperidade e os negócios entrarão com facilidade.
Evite colocar objetos pesados de frente à porta de entrada, assim evitará mais obstrução.
Como é pela porta de entrada que a prosperidade entra, que bom seria se esta porta fosse maior, não é!
Para que isso ocorra, coloque um espelho na parede ao lado da porta, para dobrar a entrada e aumentar as oportunidades, o sucesso e a prosperidade que entram por ela.
A aparência fala tudo
Se você se preocupa com sua aparência e com a forma de se apresentar aos clientes, comece a se preocupar com a “aparência” de sua empresa.
Uma empresa com ambientes limpos, pintados e bem cuidados nos passa uma energia agradável. É um bom sinal para que a empresa esteja próspera e equilibrada.
Ao contrário, um ambiente sujo e mal cuidado nos passará a impressão de que a empresa não está em uma boa situação financeira.
Fique de olho nos canos de água
Cano de água com vazamento é sinônimo de fuga de dinheiro, negócios e prosperidade em sua empresa.
Faça imediatamente uma pesquisa cuidadosa em todos os canos de água de sua empresa.
Fique de olho também na rede pública de água, que abastece sua empresa. Se descobrir que os canos que trazem água para a empresa estão com vazamentos, as oportunidades de sucesso e prosperidade ficaram mais escassas.
Arrume todos os canos imediatamente.
Más Energias das Pessoas e Concorrentes
Infelizmente, boa parte das empresas que atendo a reclamação é a mesma:
– Minha Empresa travou. Nada acontece. Não vendo. Clientes sumiram…
E por que isto ocorre?
Energia Negativa no ambiente causada por inveja, fofocas, pessoas de má índole que trabalham ou frequentam a empresa ou mandam más energias.
Recomendo proteger a entrada da empresa das más energias e fazer Limpeza Energética urgente.
Participe da Conversa