fbpx

Errar é humano, insistir no erro é…

É muito interessante quando a pessoa se dá conta de que a melhor decisão não é exatamente aquela que ela gostaria ou estava inclinada a tomar desde o início e, neste caso, ela prefere insistir no erro, em vez de resolver a questão.

Uma das coisas mais interessantes de um processo de Coaching é quando um Coachee me procura para tomar uma decisão. Ele se vê numa encruzilhada e não sabe bem que direção tomar frente às possibilidades que tem. O Processo de Coaching neste contexto, irá ajudá-lo a tomar a melhor decisão, percorrendo profundamente os prós e contras das possíveis escolhas.

Este processo é muito rico especialmente porque não há fórmula pronta. No Coaching Afetivo, por exemplo, é muito comum eu receber um casal que já vem decidido a se separar e quer somente ter certeza de que esta é a melhor escolha. Para surpresa deles, muitas vezes pode acontecer de, no decorrer do Processo de Coaching, se darem conta de que aquela relação ainda vale à pena e que se separar não é a melhor opção.

Mas já aconteceu também de um casal me procurar decidido a fazer de tudo para manter seu casamento e perceberem, com o decorrer do processo, que aquela relação não está sendo mais sadia para eles. Que a acomodação os está impedindo de tomarem uma decisão mais corajosa, que no caso deles, pode ser a separação.

Mas é muito interessante quando a pessoa se dá conta de que a melhor decisão não é exatamente aquela que ela gostaria ou estava inclinada a tomar desde o início e, neste caso, ela prefere insistir no erro, ao invés de resolver a questão.

O ditado popular já diz: “Errar é humano, insistir no erro é burrice”. Não sei exatamente se insistir no erro seja burrice. Pode ser por teimosia, por esperança, por não querer enxergar que sua realidade mudou e já não é mais aquela. Pode ser também por medo do novo, “do jeito que está, está bom”, sentimentos de preguiça e acomodação que fazem a pessoa não sair do lugar.

Cabe ao profissional Coach, percorrer e esmiuçar cada possibilidade. Cabe ao Coachee tomar a decisão que melhor lhe convém, seja esta uma decisão corajosa ou seja uma decisão que o mantenha no mesmo lugar, podendo levar à impressão de que se está insistindo num erro.

No final das contas, de todo o processo e de sua decisão, o Coachee irá colher um resultado. E é este resultado que irá lhe proporcionar uma reflexão e um amadurecimento. Para o bem ou para o mal, somos o resultado de nossas escolhas.

Patrícia Camargo trabalha com Coaching de Vida e é especialista em Coaching Afetivo. É autora do site www.coachafetiva.com.br e busca com seu trabalho proporcionar uma vida afetiva plena à todas as pessoas que a procuram. Realiza atendimentos presenciais em Campinas e Sorocaba e também via Skype para todo Brasil e para brasileiros residentes no exterior. É fundadora e curadora do Grupo de Estudos de Coaching & Desenvolvimento Pessoal de Sorocaba e co-autora do livro “Coaching : grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”. Formada em Administração de Empresas, atua também como Psicanalista Clínica e Conciliadora da Justiça Federal desenvolvendo um trabalho de pacificação da sociedade.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa