Quando analisamos a nossa carreira profissional frequentemente nos deparamos com alguns obstáculos que a princípio nos parecem instransponíveis. A liderança é um destes comportamentos que entravam o nosso desenvolvimento profissional, dificultando promoções e até mesmo o relacionamento com nossos colegas de trabalho.
Desenvolver a liderança requer um esforço consciente, que exige muita atenção e determinação a fim de incorporar algumas competências essenciais em seu desenvolvimento. A boa notícia é que isto pode ser feito em qualquer fase da vida, mas aconselho que o faça o quanto antes.
Enquanto você se prepara para desenvolver a arte de liderar, quero compartilhar quatro comportamentos que são fundamentais para que sua liderança entre em um processo crescente.
1. Comportamento Solidário
Apresentar um comportamento solidário é muito importante para aqueles que queiram tornarem-se líderes e necessariamente tem início em saber em como demonstrar um interesse genuíno pelas pessoas. Pessoas que não gostam de pessoas, têm extrema dificuldade em liderar, diria até que é impossível que consigam exercer uma liderança autêntica.
Pessoas prestativas ganham a confiança dos outros, principalmente se conseguem compartilhar conhecimentos e auxiliar os que têm alguma dificuldade em superar desafios.
O comportamento solidário é a base de uma liderança servidora.
2. Comportamento de Curioso
Um líder deve sempre estar atualizado em sua área de atuação, portanto deve necessariamente acompanhar as tendências e padrões que possam influenciar o seu desempenho profissional. Atualmente fica difícil um líder não ter a facilidade para autodesenvolvimento.
O líder deve estar constantemente buscando informações que possam melhorar a sua atuação. Muitas líderes têm mentores que os auxiliam no desenvolvimento das tarefas em um processo de troca de informações e correções de rumo.
Para que, neste processo da busca das informações, haja um melhor aproveitamento e distinção do material coletado, é importante que saiba também diferenciar o que é ou não importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma análise crítica das muitas informações que recebe é fundamental para que o processo flua confortavelmente.
3. Comportamento Focado
Um líder sabe onde quer chegar, ele vê o fim desde o começo, portanto segue sempre adiante, com foco e persistência, mesmo frente aos obstáculos que comumente surgem em seu caminho.
Como exercer a liderança implica em conhecer o caminho das pedras, o líder enfatizará a eficiência, o que torna a jornada menos estressante. Esta eficiência ele conseguirá através de melhoria continua e aprimorando sempre aquilo que aos outros parece já estar bom.
O comportamento focado daqueles que exercem a liderança também priorizará o que realmente importa, pois o líder não perde o seu tempo, ou melhor, não se distrai com aquilo que não tem importância na execução do trabalho.
4. Comportamento de parceiro estratégico
O líder não deve ser um “resolvedor” de problemas, mas um parceiro onde a sua equipe encontre as respostas, sejam elas técnicas, comportamentais ou estratégicas.
Necessariamente deverá ter uma atitude servidora e amiga, que compartilha conhecimentos e sabe ouvir, o que é bastante difícil para a maioria das pessoas.
O sucesso de uma organização é diretamente proporcional ao número de líderes que tem, portanto, a competência liderança é cada vez mais valorizada e necessária em todo e qualquer grupo de pessoas que buscam um mesmo objetivo.
Se você incorporar estes 4 comportamentos aqui mostrados, certamente subirá alguns degraus na escada de ascensão profissional.
Participe da Conversa