A sabotagem a si mesmo está em alta. Procrastinar é exatamente isso, ou seja, é exatamente aquilo que não fazemos quando precisamos iniciar algo importante, relevante ou que seja mandatório nas nossas vidas.
Todos já sofremos com uma decisão que precisa ser tomada e que demanda entrarmos em ação. Aquela velha frase do “… mas eu preciso me preparar melhor para isso” esconde atrás de uma razão que queremos acreditar o fato de estarmos com medo.
Este é um padrão que se repete muito nas pessoas.
Acompanhada da desculpa do “me preparar melhor”, sempre estão as “não creio que estou pronto”, “no meu caso não posso, de verdade” e a dificuldade de sair da zona de conforto.
Esse congelamento das nossas ações faz com que as decisões importantes não sejam tomadas: estudar para aquela Certificação Profissional, voltar à Faculdade, trocar de emprego. Mesmo que ficar parado gere sofrimento, a procrastinação na maioria das vezes acaba vencendo a batalha entre a inércia e a ação.
O Peso da Decisão
Tomar decisões é uma missão que devemos cumprir diariamente. Quanto mais postergamos uma ação, por mais simples que ela seja, mais difícil ela fica.
Veja: Imagine que você precisa ir à academia. Decisão simples, certo? Ok.
Você acorda com a intenção de ir à academia no final do seu dia de trabalho. Durante o dia você se esquece dessa decisão (que já estava tomada) e volta a se lembrar dela no meio da tarde. Só que você está cheio de tarefas e e-mails para enviar e receber. Suas atividades diárias estão tipicamente as mesmas, mas ir à academia já passa uma ideia de esforço e cansaço.
Chegando perto do final do dia, você vê que ainda tem coisas por fazer e lembra que vai ter que pegar o carro (ou o transporte público) para ir até a academia. Você vai sair do seu caminho para casa.
Então você pensa: “… no final do expediente eu vejo se vou ou não.”.
Na hora que o expediente acaba, você está cansado e quer apenas tomar um banho, comer algo e ir dormir. Porém, com certeza você diz que “amanhã eu vou”.
E amanhã tudo se repete. E você desiste. Procrastina até que não vai na academia dia algum.
Difícil demais decidir ir na academia, não?
Você pode dizer: “Mas o dia de trabalho foi corrido. Eu estava cansado.”. Esta é só mais uma desculpa para não fazer algo que vai te dar mais energia no longo prazo. Entende?
Acabe com a Procrastinação: Decida e pronto.
Evite deixar suas decisões para o futuro. Se existir algo para ser decidido, que seja feito! Decidiu ir à academia? “Isso já está decidido. Vou para academia.”. Decidiu começar a estudar para uma Certificação Profissional? “Isso já está decidido. Vou estudar.”. Preciso falar com aquela pessoa no trabalho? “Isso já está decidido. Vou falar agora.”.
Entrar em ação é a única forma de acabar com a procrastinação.
Faça o teste por uma semana. Atue em favor de si mesmo e volte aqui para contar os resultados. Sua produtividade irá às alturas!
Até a próxima!
Participe da Conversa