Uma pergunta que não quer calar: Como satisfazer o cliente a ponto de fidelizá-lo, de torná-lo um vendedor da sua empresa, produto e/ou serviço? Este artigo pretende trazer algumas diretrizes de como chegar a este objetivo.
CONHEÇA CADA CLIENTE
Cada cliente é único e sempre haverá situações que agradam um e não agradam outro e vou além, cada momento do cliente é único, pois o mesmo cliente pode ter demandas e desejos diferentes em momentos distintos.
A sensibilidade de quem atende é fundamental para a conquista do cliente. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.
Outra forma de conhecer seus clientes é realizar pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa. Você pode tanto contratar empresas especializadas como fazer algo mais simples como perguntar ao cliente sobre a experiência que ele teve com sua empresa. Óbvio que um trabalho especializado é mais profundo e fidedigno.
GARANTA O ACOLHIMENTO
Todos sabemos que um sorriso no rosto é fundamental, mas não adianta cobrar esta postura de seu colaborador se a sua relação com ele não for harmônica. Você já tentou sorrir “de mentirinha” ou quando não tinha vontade? O máximo que sai é um sorriso amarelo, falso que é facilmente percebido pelo outro.
O acolhimento é algo construído desde o processo seletivo ao contratar pessoas que gostem de lidar com gente, simpáticas, etc. Ao contratar ou promover pessoas para cargo de liderança que realmente saibam gerir e conquistar a equipe. Ao dar perspectivas profissionais e salários justos e, por fim, treiná-las em como atender e acolher o cliente.
CAPACIDADE DE OUVIR
Quando um cliente entra no seu estabelecimento ou em contato por telefone ele sempre demonstra algo: seus desejos, satisfações, insatisfações, mas na maioria das vezes não é explícito. Estar atento a estes sinais é imprescindível para se antecipar e surpreender o cliente.
Em caso de o cliente manifestar alguma insatisfação em vez de reclamar, agradeça, mostre que se preocupa com o bem-estar dele. Muitos empreendedores pecam por colocar o ego acima da vontade do cliente. Demonstre que está pronto para atendê-lo e até repensar processos. Caso você realmente mude algo, comunique-o e convide-o para uma nova visita.
FAÇA O PÓS VENDAS
Poucas empresas se dão ao trabalho de fazer uma ação de pós-vendas. Isso faz com que aquelas que adotam esta prática se diferencie das demais. Uma ligação, uma carta, um e-mail, um convite para retornar, uma mensagem num aniversário faz uma diferença enorme na relação cliente/fornecedor.
Certamente não há receita para lidar com clientes, pois clientes são pessoas que são os seres mais complexos, mas é possível aumentar a possibilidade de acerto. Estas são somente algumas dicas. Desejo a você sucesso e uma relação duradoura com seus clientes!
Participe da Conversa