Quem nunca recebeu um mimo ou brinde de algum vendedor e se sentiu na obrigação de comprar algum de seus produtos depois? Quem nunca ganhou um presente legal de um amigo e depois se sentiu com vontade de retribuir tal agrado com um presente tão especial quanto? E quem não conhece a famosa frase: “gentileza gera gentileza”? Pois é, no artigo de hoje falaremos sobre a reciprocidade.
Foi-se o tempo em que o cliente precisava de algo, ia até a loja mais próxima, comprava e ia embora… isso, na verdade, acabou faz tempo! Com a Internet, a concorrência e a qualidade dos produtos e serviços no mercado, é essencial se diferenciar cada vez mais para aparecer e conquistar os clientes. Normalmente, o cliente compra para depois avaliar a qualidade daquilo que comprou, mas temos, há algum tempo, um grupo de vendedores que entenderam um dos maiores segredos do fechamento das vendas e o retorno do cliente que é oferecer a experiência e deixar o cliente com gostinho de quero mais ou com a sensação de que deveria retribuir o agrado recebido antes.
É muito importante lembrar que a reciprocidade deve ser feita de coração, com boa vontade e não única e exclusivamente com o objetivo de fechar uma venda, o cliente precisa sentir confiança no vendedor e, portanto, se o vendedor oferecer um benefício somente esperando o retorno ele vai fracassar. A ideia é se perguntar: como posso fazer com que a vida das pessoas fique mais fácil através do meu trabalho? Assim que encontrar a resposta para essa pergunta comece a trabalhar nesse objetivo e verá os resultados positivos mais cedo ou mais tarde!
Hoje, muitos vendedores fazem isso de diversas maneiras: seja oferecendo amostras grátis, compartilhando conhecimentos, promovendo ações caridosas etc. Para saber qual a melhor ação de reciprocidade que você pode aplicar com seus clientes pergunte-se: O que de melhor eu tenho condições de oferecer ao meu potencial cliente gratuitamente? E comece!
A reciprocidade é uma das mais nobres ações que podem e devem ser incluídas em qualquer empreendimento, quando ajudamos o outro automaticamente iniciamos um ciclo de gentileza que por si só já é um ganho e aprendizado maravilhoso. Que tal? Vamos espalhar gentileza por aí?
Participe da Conversa