Será que existe uma fórmula para garantir que não vamos nos arrepender das nossas escolhas? Tomamos decisões na vida profissional e pessoal todos os dias. Questionamo-nos quanto à nossa profissão, nossos relacionamentos, se vale a pena abrir um negócio próprio, iniciar mais um curso de qualificação, se está na hora de procurar novos desafios etc. Nosso cérebro não consegue prever o futuro. O que podemos fazer é decidir de acordo com as nossas expectativas. Provavelmente desta forma fica mais difícil se frustrar com o resultado.
Em qualquer decisão, o importante é pensar se aquele problema merece uma consideração mais movida pela razão ou pela emoção. Neste momento, o cérebro começa a movimentar as engrenagens sabendo qual delas interessa mais. E só aí começa a julgar as informações e os argumentos.
A solução é usar a razão antes de ser atacado pela emoção. A razão compara tudo para encontrar a solução mais lógica. A emoção, se usada na hora errada pode fazer você tomar a pior decisão.
E por que não confiar nas experiências vividas? Na verdade, é você que deve considerar qual a “ferramenta” que você prefere usar para cada dilema. Desta forma você estará ajudando seu cérebro a focar nas consequências esperadas com a decisão. Nem sempre uma decisão certa é 100% razão ou 100% emoção, e sim uma combinação de experiência, razão e emoção. Ainda que uma delas se sobressaia, todas irão contribuir para as suas decisões. E tem mais, se você se arrepender de alguma escolha, da próxima vez pode ter certeza que será alertado.
Decidir é uma tarefa cruel em alguns momentos da vida, pois nem sempre nos sentimos preparados para apontar numa única direção. Mas para uma vida próspera é essencial ter o poder da escolha em nossas mãos.
Frases Inspiradoras
– Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir. (Napoleão Bonaparte)
– No instante em que é tomada uma nova decisão, entra em movimento uma nova causa, efeito, direção e destinação para a sua vida. Literalmente, você começa a mudar sua existência no momento em que toma uma nova decisão. (Anthony Robbins)
– Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito. (William Shakespeare)
– Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. (Pablo Neruda)
– É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado. (Anthony Robbins)
– Você faz o que parece ser uma simples escolha: escolhe um homem, um emprego, ou um bairro — e o que você escolheu não é um homem, um emprego, ou um bairro, mas uma vida. (Jessamyn West)
E para finalizar deixo uma frase de um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano, Lucius Annaeus Seneca, ou simplesmente Sêneca.
“Se o homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa