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Endomarketing: Você já recebeu o feedback anual da sua equipe?

O feedback nada mais é do que um meio de avaliar os resultados daquilo que foi transmitido a alguém. Normalmente ele acontece em todos os sentidos dentro das organizações: de liderança para liderados e de liderados para liderança, em referência ao desempenho profissional destes.

O feedback nada mais é do que um meio de avaliar os resultados daquilo que foi transmitido a alguém. Normalmente ele acontece em todos os sentidos dentro das organizações: de liderança para liderados e de liderados para liderança, em referência ao desempenho profissional desses indivíduos.

É muito comum, também, ocorrer reuniões de planejamento anual onde levantam-se diferentes situações que aconteceram no decorrer daquele ano e que podem servir de lições para os próximos (o que pode ser considerado um feedback em relação ao desempenho da empresa como um todo), mas, infelizmente, venho observando que nem sempre a comunicação transita por todos os integrantes da empresa quando se trata desse quesito e minha proposta no artigo de hoje é apresentar algumas perguntas que podem ser muito úteis se forem feitas para todos os colaboradores da organização no final de cada ano, tenho certeza que surgirão informações valiosas que estão guardadas na mente e coração de muitos integrantes das suas equipes.

Veja as possíveis perguntas que podem oferecer um panorama geral do ano da sua empresa de acordo com a visão de cada um dos seus funcionários (o questionário pode ser feito por equipes, porém fica muito mais rico se for respondido de maneira individual):

  1. Qual o resultado/evolução nos objetivos definidos (para a empresa/equipe) para o ano de 2016?
  2. Por que valeu a pena esse seu ano de trabalho? Quais conclusões você tira desse ano aqui na empresa?
  3. Quais foram seus principais aprendizados ao longo desse último ano?
  4. Na sua opinião, que (quais) ação (ações) você/a empresa pode tomar no próximo ano para ter resultados ainda melhores?

Todas essas são perguntas simples, mas que trazem à tona questões interessantes que podem colaborar com o desenvolvimento de todos da organização, pode surpreender por conter informações não detectadas anteriormente e podem servir de orientação para novas oportunidades no ano seguinte.

Vamos ouvir o cliente mais importante da empresa: o seu colaborador!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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