Um dos medos mais terríveis para o ser humano é a critica.
Temos vários medos na nossa vida, que muitos deles acabam virando crenças restritivas, e atrapalham nosso sucesso, ou ainda na busca de nossos sonhos.
Por isso, não tomamos certas decisões na vida por conta dos medos.
O medo pode ter duas faces: uma ser um motivador para te levar aos objetivos com os pés no chão equilibrando o emocional e o racional, ou então, visto como uma grande barreira e leva ao acovardamento.
Dave Ramsey, em seu livro Líder Empreendedor, ed. Novas Ideias, 2014, dedica um capítulo inteiro sobre medo, em especial, aqui quero trazer o que ele escreveu sobre critica.
“Tenha a certeza de que será criticado se fizer qualquer coisa que tenha importância. Você não pode ter medo de criticas. É algo que acontece naturalmente conforme você expande o seu território. Mesmo assim, eu já conheci pessoas que decidem não agir de acordo com o seu senso de justiça e tomar uma decisão porque alguém, em algum lugar, pode se sentir ofendido ou ficar irritado. Em vez disso, você deveria ter a certeza de que alguém não vai gostar das suas ações.
Vamos usar a sabedoria para considerar aqueles que podem não gostar de alguma coisa e trabalhar para construir consenso sobre as decisões, mas, ao final do dia, o medo de desaprovação que vem de pessoas que não fazem nada ou de opositores não vai impedir que o Líder/Empreendedor tome sua decisão.
Aristóteles disse: ‘Há somente uma maneira de evitar as críticas: não fazer nada e não dizer nada.’
Quanto mais você faz, maior a chance de que alguém tenha algo negativo a dizer.
Por mais forte que seja a minha presença na mídia e por mais forte que seja a nossa marca, ainda assim nós recebemos muitas mensagens e correspondências com críticas e declaração de aversão. É uma consequência daquilo que você alcança. Não deixe que isso lhe impeça de tomar decisões ou vivenciar seus sonhos.”
Existem vários medos no ser humano, é inerente a ele, mas devemos desenvolver um processo mental que nos ajude a controlar o medo, como estresse, eles existem, não tem cura, e que bom que não tem, pois eles agem como termômetro, para que possamos tomar as decisões corretas e as melhores.
O que não pode acontecer é exacerbar o medo, ou seja, ir para os extremos, pois isso pode causar grandes traumas nas nossas vidas.
Quero deixar aqui, uma dica de leitura fantástica, que uso como livro de cabeceira: A Lei do Triunfo do autor Napoleon Hill, onde o primeiro capítulo fala do “Master Mind”, e nesse capítulo o autor traz os maiores medos do ser humano e nos dá vários conselhos para que possamos entender e controlá-los.
Ter medo é uma das funções fundamentais do controle da vida.
Vamos pensar sobre o momento atual, olhando para o Brasil 2017, quantos medos temos:
- O medo de não conseguir mais a aposentadoria;
- O medo de não conseguir emprego;
- O medo de ficar sem dinheiro;
- O medo da insegurança política que vive o país;
- O medo dos crimes que estão acontecendo no país;
- O medo do próprio futuro, quem tem filhos;
- O medo da doença, pois o sistema público de saúde está falido;
- O medo de não conseguir pagar a escola dos filhos, pois isso é que garante o futuro deles;
- O medo da morte, pois como vamos deixar nossos familiares.
E, por incrível que parece, todos esses medos, podem nos levar ao medo da crítica, pois em nossa mente, mostra o quanto somos incompetentes para superá-los, e isso nos traz uma paralisia, em vez de buscarmos soluções para resolvê-los.
A crítica é sem dúvida um dos maiores medos que temos, pois mexe com o nosso emocional.
E assim, podemos perceber que o medo está presente em tudo que fazemos.
O que fazer então?
Procure pensar em todos os seus medos e busque neles um sentido, e planeje a vida para que eles possam ser controlados.
Participe da Conversa