fbpx

O que muda se você não mudar?

Estamos acostumados a desejar mudanças sem demanda de qualquer tipo de esforço ou gastamos energia em atitudes desagregadas com a nossa verdadeira essência, mas há momentos em que a vida nos coloca pequenas pausas salientando a necessidade de mudança e correção de rota.

Estamos acostumados a desejar mudanças sem demanda de qualquer tipo de esforço ou gastamos nossa energia em atitudes desagregadas com a nossa verdadeira essência, mas há momentos em que a vida nos coloca pequenas pausas, muitas vezes disfarçadas em dores salientando a necessidade de mudança e correção de rota.

Neste momento é primordial que se faça uma análise profunda sobre quem é você e como a sua essência se comunica com o mundo.

A tendência habitual do ser humano é de se esconder atrás de um escudo, buscando proteção do habitual julgamento da sociedade, sem perceber que o autojulgamento poderá ser seu maior erro.

Um autojulgamento equivocado fará com que você não evolua e não enxergue o desenvolvimento necessário para a sua realização.

Buscamos a evolução através de especializações, conhecimentos profundos em determinadas áreas, tentamos provar a todo instante que somos capazes de realizar tudo aquilo que estamos propondo, mas continuamos escondidos de nós mesmos.

Você já parou para pensar que estas atitudes podem estar ligadas ao seu passado?

Quem não tem em sua família ou organização um membro que aposta tudo em você?

Que insistentemente repassa a sua frustação elegendo-o herói da família ou da organização. O herói que supera qualquer desafio, que é forte, imbatível, exemplo para todos e nunca esmorece.

Você até pode ter esta personalidade forte, correr riscos e desejar deixar um grande legado, mas com toda certeza carregará um peso ainda maior em seus ombros.

Levará para sua vida profissional a exigência de ser um empreendedor de sucesso, um líder imbatível ou um colaborador extraordinário e em sua vida pessoal a responsabilidade de ser um ser humano perfeito.

Levar esta responsabilidade para a sua vida pessoal e profissional é certo ou errado?

Não existe certo ou errado. O problema está na relevância de COMO você conecta tudo isto à sua verdadeira essência.

Quando não temos tudo bem definido, atribuímos atitudes e comportamentos desalinhados sobre quem somos. Saliento que nossa comunicação com as pessoas não se restringe somente à linguagem verbal, nosso corpo fala o tempo todo sobre nós.

Inúmeras pessoas se sentem tão pressionadas a serem perfeitas que se apegam em tipos de trajes, objetos, tom de voz, posicionamento do corpo, tentando demonstrar a si mesma absoluta segurança e esquecendo que a sua força e determinação é parte da sua essência.

Estes comportamentos sugam as nossas energias nos fazendo estáticos.

Por mais que a pessoa esteja preparada para esta evolução, ela perde um tempo precioso tentando comprovar a todo instante quem é ela; isto se deve à grande responsabilidade que lhe foi colocada.

Quer um exemplo de como as pessoas se protegem e tentam mostrar o tempo todo que são perfeitas?

Nas organizações muitos erros em processos acontecem, mas conte nos dedos quantas pessoas você já viu assumir algum erro. O que mais vemos são pessoas que procuram repassar a responsabilidade para outrem com medo de perder a ”imagem da perfeição”.

Outro exemplo interessante é quando você vê um erro iminente do companheiro de trabalho e se abstém com intuito apenas de vê-lo ser ridicularizado perante toda a equipe para que você se sinta superior e intocável.  Afinal você é exemplo para muitos não é mesmo?

Agora pense que este erro pode ser feito com um cliente seu e apenas para massagear seu ego você permanece inerte nesta situação e perde uma grande venda ou você comete um erro, não assume e deixa que alguém chame para si esta responsabilidade.

E assim replicamos esta comunicação, seja com nossos clientes, amigos, companheiros de trabalho ou familiares. Os relacionamentos se perdem e depois procuramos culpados por nossa frustação.

Não existe perfeição, todos nós cometemos erros, porém existe uma grande diferença entre as pessoas, o excelente assume e os demais jogam nas costas do próximo. Não existe derrota ou erro e sim aprendizado, a atitude mais sublime do ser humano é reconhecer, assumir, compartilhar e aprender. Portanto reflita sobre quem é você e como se comunica com suas atitudes e comportamentos.

Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta, ela também coloca pessoas para nos salvar no momento oportuno, nos agraciando com breves ensinamentos que nos faz parar e refletir sobre a nossa trajetória e principalmente como estamos comunicando para o mundo o que verdadeiramente somos.

O que muda se você não mudar… absolutamente NADA!!!

“Não podemos esperar que a nossa vida mude, sem que nossas atitudes mudem primeiro”. (Adriane Yared)

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa