Entenda porque tudo que é “público” e fácil demais não representam as melhores oportunidades.
Você já se deu conta da quantidade de ofertas e possibilidades que somos expostos todos os dias? Existem especialistas de tudo, promoções imperdíveis, uma oportunidade para fazer isso ou aquilo. É uma verdadeira enxurrada de informações que aparecem de todos os jeitos e horários (e eu diria que até com a mesma violência e velocidade das águas), afinal, recebemos e-mails, mensagens e somos abordados o tempo todo.
O que eu quero destacar aqui é o fato de que hoje em dia, você não consegue os melhores funcionários procurando em agências de emprego ou recebendo currículos impressos. Você não consegue as melhores opções de startups buscando onde elas são geralmente ofertadas. Você não consegue as melhores opções de apartamentos apenas procurando em placas na rua ou em sites.
Esse insight veio do meu filho Theo de 18 anos que me chamou atenção para isso. E esse raciocínio é para explicar o fato de que sempre onde tem uma oferta, existe uma oportunidade melhor ainda que não foi aberta publicamente. E a questão é: você faz parte do time dos que aceitam a primeira opção que te oferecem ou você pesquisa, entende e busca a melhor e mais adequada oportunidade? Você é aquele que oferece seu trabalho, serviço ou produto onde todos oferecem?
Com toda certeza tudo que está disponível de forma fácil não é a melhor opção. Aliás, não é por acaso que existem algumas coisas que são disponibilizadas de forma exclusiva através de grupos, convites e meritocracia. Minha dica para quem ainda não é um destes “seletos” é demostrar justamente que você sabe o que quer e onde vai encontrar ou oferecer. Não adianta entrar numa loja que só vende uma determinada marca de carros, por exemplo, sendo que o carro que você realmente deseja não é comercializado ou exposto no pátio ali. Parece óbvio esse exemplo, mas não é! Ou seja, otimize seu tempo, sua busca e seja mais assertivo e seletivo.
As melhores opções da vida, geralmente, não vêm de forma fácil, sempre é necessário ir a fundo no assunto e ter uma noção de onde conseguir o melhor em cada oportunidade, mesmo que não esteja em oferta. Lembre-se de que quem faz suas escolhas e traça seus caminhos é você mesmo. Então, não gaste sola do sapato batendo de porta em porta a procura de qualquer coisa. Escolha a porta certa e descubra o segredo para conquistar sua chave, neste momento sim, quando esta porta se abrir você entenderá o verdadeiro valor das escolhas certas e da teoria da seletividade.
Participe da Conversa