O mercado tem sofrido profundas modificações devido à crise econômica e política do nosso país, e as empresas, como sempre, precisam adaptar seus processos e estratégias para superar estes desafios.
Nesse contexto, a gestão do capital humano tornou-se um grande diferencial para as empresas, porém nem todas investem no desenvolvimento de seus profissionais.
Elas ainda enxergam o desenvolvimento como custo e não como investimento!
O capital intelectual para muitas empresas é um ativo intangível, por este motivo não investem.
Para que haja um retorno tangível é preciso que o colaborador traga resultados significativos para a organização.
O conhecimento tem se tornado uma ferramenta essencial para a evolução das empresas e isto só é possível se os colaboradores se atualizarem e se comprometerem com os objetivos e metas.
Não basta o investimento por parte da empresa se este profissional não estiver comprometido e disposto a evoluir. Este investimento é sempre uma via de mão dupla!
O comprometimento do profissional é fator fundamental de sucesso para as organizações e para a sua carreira.
Este comprometimento depende de fatores internos e externos que vão influenciar no comportamento humano.
O comportamento humano é estimulado por desafios, ações, reações, vantagens, reconhecimento, confiança, entre outros atributos que levam o profissional praticar novas ações, gerando posturas, comportamentos inovadores, e até a manifestação de talentos.
Outro ponto fundamental para um casamento perfeito entre o profissional e a empresa é a confiança e o comprometimento entre ambas as partes, pois as duas partes interagem entre si o tempo todo, enquanto uma busca conquistar o resultado financeiro esperado, a outra, além do retorno financeiro, busca a sua satisfação profissional e também humana.
Toda mudança ocorre através de um processo, onde primeiro há a conscientização do estado atual e a vontade ou a necessidade da mudança, para depois haver a ação efetivamente. Quanto mais alinhados estiverem os profissionais, mais rápido esta mudança ocorre.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa