Gosto muito do trabalho desenvolvido por John Janstch, líder e dirigente da empresa americana de consultoria em marketing Duct Tape. É muito interessante o tipo de abordagem que ele dá aos seus negócios, bem como o tipo de portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes. As suas postagens acabam por refletir o que ele acompanha no dia a dia de seus negócios e, hoje, motivei-me por trazer algumas ideias de como se pode construir um ambiente mais humano na empresa.
Um aspecto que ele comenta, já de início, é o quanto ele gosta e acredita em tecnologias para levar as empresas ao sucesso, com efetivos resultados. Diz John que, no entanto, o excesso de confiança e foco na tecnologia pode ser uma armadilha que afasta o dirigente dos clientes e dificulta a construção de relacionamentos com os públicos do interesse da empresa. Há alguns segredos para não ser vítima dessa armadilha e ficar enrolado com tecnologia, que John faz questão de compartilhar.
Primeiramente, a tecnologia sob a forma de sistemas permite que o negócio funcione com certa independência do seu dono ou dirigente principal. Essa realidade ajudará com que se conquiste mais clareza, controle, consistência, confiança e clientes para o negócio. Quando se aplica adequadamente a tecnologia e os sistemas na vida da empresa, torna-se possível uma maior e melhor dedicação para o ambiente humano.
Estabelecer conexão emocional da empresa com os vários públicos de interesse irá superar aspectos factuais e frios da tecnologia e dos sistemas existentes. Aí está o segundo segredo que John desenvolve: ao automatizar as interações com clientes, minimizando a interação humana real, inevitavelmente perde-se o real valor do relacionamento e isso não é nada bom no médio e longo prazo. Ou seja, deve-se deixar os sistemas e a tecnologia com as interações básicas, dedicando atenção gerencial nas conexões humanas.
Enquanto o espaço digital pode manter as pessoas conectadas, nada substitui o valor de conhecer as pessoas cara a cara, conversar com os clientes, conhecer bem os parceiros estratégicos e tornar-se mentor de seus colaboradores. É incrível como isso é benéfico para a empresa. Além disso, quanto mais o dirigente interage com os outros, mais provável é que ele construa uma rede de referência, o que pode ser extremamente valioso no crescimento do seu negócio.
Finalizando, excelente maneira para construir confiança e relacionamento com os clientes é ficar um bom tempo fora do ambiente da empresa, afastando-se do computador e desconectando-se da tecnologia. Por mais incrível que possa parecer, isso ajudará no esforço criativo e estratégico, bem mais do que ficar sentado na majestosa cadeira do grande diretor do negócio. Ninguém duvida que a tecnologia domina e orienta a vida das empresas e pessoas, mas a conexão gerencial com prioridade em pessoas é que faz o seu cotidiano empresarial ser mais humano. Invista nisso!
Participe da Conversa