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Construa um negócio com propósito e lucratividade através de sua proposta de valor

Segundo a International Stress Management, 72% das pessoas estão infelizes no trabalho. Com a Internet e uma geração que busca por carreiras que façam sentido e respondam um porquê, empreender passou a ser mais acessível.

 “Se você consegue articular claramente o seu sonho ou seu objetivo, comece”.
(Simon Sinek)

É com esta frase inspiradora de um dos maiores palestrantes do TED que inicio este artigo.

Segundo a International Stress Management, 72% das pessoas estão infelizes no trabalho. Com a Internet e uma geração que busca por carreiras que façam sentido e respondam um porquê, empreender passou a ser mais acessível. Aquele padrão de somente empresários formais e com um superinvestimento abrirem empresas; hoje temos empreendedores individuais, criativos e inovadores, gerando valor através de seus talentos e paixões.

Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 4 em cada 10 brasileiros possuem negócio ou estão envolvidos. Mas muitos empreendedores possuem medo de seu negócio falhar ou caem em alguns dilemas:

Como tornar meu negócio rentável? Qual ideia empreender? Como atrair os clientes certos? Será que meu perfil é para empreender?

As respostas para estas perguntas é o autoconhecimento.

Empreender é uma competência, um estado de espírito que todos nós temos. Tem a ver com sua capacidade de realização, trabalhar numa iniciativa, meta. Então, você é sim um empreendedor.

O que fará a diferença no seu negócio é sua proposta de valor. É a forma como gera valor, resolve os problemas dos clientes que fará seu negócio decolar. As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê faz.

Para construir sua proposta de valor, pense nos seguintes pontos:

  1. Talentos. Empreenda em algo que faça bem, onde sua competência é forte. Faça uma lista de comportamentos que faz naturalmente bem e é a sua marca registrada;
  2. Paixões. Trabalhe com algo que goste de fazer, numa área que possua afinidade ou paixão. Você estará muito mais motivado;
  3. Valores. Quais são os valores que são fundamentais para você? Eles serão a coluna dorsal do seu negócio;
  4. História de vida. Olhe para a sua história. Ela conta muito sobre você, sobre o que acredita. O seu negócio precisa refletir quem você é;
  5. Estilo de vida. Qual quer ter? Alinhe seu negócio à forma que quer viver. Caso contrário, não irá se dedicar. É preciso um equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  6. Missão e Propósito. Alinhe sua ideia de negócio com seu propósito pessoal. O que dá sentido à sua vida? O que te faz levantar para conquistar seus sonhos? O que brilha seus olhos? A missão do seu negócio parte de seu propósito de vida.

Com estes 6 pontos, identifique o que se repete, que maneiras podem gerar valor aos seus clientes com seus produtos e serviços. Faça o caminho de dentro para fora, assim seu negócio será muito mais autêntico.

A partir de sua proposta de valor, pode definir o seu cliente ideal (avatar), observando seus dados demográficos e empáticos. Faça um mapeamento do que sente, pensa, dores e desejos. Você define uma estratégia muito assertiva com a linguagem e necessidade exata do seu cliente.

Com este precioso material, pode criar um bom plano de negócios e planejamento para definir ações de implementação.

Você estará mais seguro, pois sabe que irá oferecer ao mundo, um negócio consistente e verdadeiro. Os resultados serão bons frutos.

Mas nada disso terá sucesso, se você não acreditar na sua capacidade e ideia. Um mindset forte, aumenta seu foco e produtividade. Te apoia na busca de parceiros e colaboradores para ir mais longe.

A valorização começa dentro de você, segundo a Rafa Cappai empreendedora criativa. Portanto, seu negócio precisa refletir este potencial único que só você tem.

Ajuste sua mente para ser sua amiga durante a jornada e dê o seu melhor. O mundo espera por seus talentos e pela sua ideia!

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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