Se você deseja conquistar resultados surpreendentes, aumentar o seu faturamento e ainda de quebra conseguir que sua equipe esteja empenhada neste processo junto com você, fazendo a diferença, precisa trabalhar 3 passos bem simples e que podem mudar efetivamente seus resultados. Saiba que a base está no relacionamento.
Este assunto está sendo muito abordado atualmente, estamos na era do relacionamento. Não basta apenas tentar relacionar com o outro, o primeiro passo é iniciar um relacionamento sério consigo mesmo. Nunca foi tão importante como agora, olhar para dentro e cuidar de si.
Será que já fazíamos isto antes?
Provavelmente sim. A vida há alguns anos ficou mais agitada, mais atribulada, não apenas para algumas pessoas, mas para todos de modo geral. A tecnologia, a diversidade, a globalização… Tudo funciona de modo acelerado. As pessoas possuem mais opções e menos tempo diante da diversidade, ficando assim cada vez mais exigentes.
Talvez você tenha a impressão que a música está tocando mais rápido do que o normal, que a velocidade das pessoas à sua volta está muito maior do que antes, se sinta frustrado por não conseguir acompanhar tantas mudanças, tanta inovação, tanto conhecimento e se perde no meio da inércia.
Saiba que você não está sozinho, todos os dias pessoas ajustam seu foco para alcançar os resultados desejados, para conquistar pequenas vitórias que se tornarão grandes.
Então o que precisa ser feito?
Autoconhecimento
O primeiro passo é buscar o seu autoconhecimento.
Você sabe quais as suas limitações, seus pontos fortes, o que realmente você tem prazer de realizar, como efetivamente gostaria de viver a sua vida, quais as sensações que deseja ter, o que gostaria de ouvir, o que quer sentir, onde deve depositar a sua energia para realmente fazer acontecer, onde precisa de apoio para conseguir sem um esforço maçante o que deseja alcançar?
Se você respondeu não para alguma destas perguntas, talvez seja a hora de se conhecer melhor.
Comece pensando:
Quem sou eu? Quais as coisas que amo?
O que me deixa muito chateado?
Quais os meus talentos e fraquezas?
O que me faz feliz? O que me deixa triste?
Qual o meu maior sonho?
Estas perguntas vão apenas iniciar uma reflexão, olhar para si não é uma tarefa fácil para muitos, existe um caminho bem longo para o autoconhecimento, precisa de atenção focada, prática e talvez apoio de um profissional, como o Coach.
Será que conheço a minha equipe?
Não basta apenas conhecer a si mesmo, deve permitir que as pessoas conheçam você e conhecer as pessoas que estão em sua volta, que fazem parte do seu dia a dia.
Sua equipe para alcançar melhores resultados deve estar alinhada com o propósito de sua empresa, para isso, precisam de conhecimento e de autoconhecimento.
Será que você sabe o potencial de cada membro?
Será que você sabe se estão desenvolvendo atividades que são relevantes com suas fortalezas?
Será que entendem efetivamente o propósito da empresa?
Será que compartilham deste mesmo propósito?
Será que estão trabalhando a seu favor ou contra você?
É importante responder a estas perguntas e fazer os ajustes necessários para que todos possam caminhar seguindo o mesmo objetivo, cooperando para o bem comum e não apenas para metas individuais que de primeira mão parecem positivas para a empresa, mas que a longo prazo fazem a mesma cair em um abismo. Se relacionar com a equipe e entender onde pode contribuir, quando deve agir, entender cada membro, irá trazer excelentes resultados.
Desenvolvendo a sua equipe
Neste último passo, é hora de fazer algo a respeito e trabalhar para o desenvolvimento do seu time.
Existem vários métodos simples:
- Feedback e avaliação de desempenho;
- Pode iniciar realizando reuniões semanais de alinhamento e planejamento de desenvolvimento individual e contribuição da equipe;
- Realizar treinamento interno ou externo;
- Realizar programas para desenvolvimento de equipe.
O importante é que seja dado o primeiro passo e a equipe tenha mais clareza da visão da empresa e qual o seu papel para que possa contribuir com o grupo e com a empresa na realização do objetivo.
Agora, o próximo passo é colocar tudo em prática e definir o que efetivamente você pode fazer por você e por sua equipe.
Então, foco e ação, rumo à transformação. Vamos nessa!!!
Deixe o seu comentário e me conte quando vai começar a colocar em prática.
Por Adm. Darcimeire Soares
Master Coach de Empreendedorismo
Participe da Conversa