Normalmente, as pessoas elogiam depois de verificar algum ponto positivo no outro, porém o movimento contrário pode ser, na verdade, muito mais efetivo que o tradicional. Isso é o que diz um estudo feito por Marcial Losada, que detectou que pessoas de alta performance costumam elogiar outras pessoas antes que estas atinjam o sucesso, essa métrica ficou conhecida como Linha de Losada.
A Linha de Losada é uma técnica que defende que para manter relacionamentos humanos de qualidade é preciso manter três interações positivas contra uma negativa. É como se as três positivas neutralizassem aquela uma negativa. A tendência é de que quanto mais elogios, mais o elogiado tende a melhorar. O mesmo acontece ao contrário, quanto mais orientações negativas mais o desempenho cai.
Portanto, uma técnica incrível para aumentar a performance das equipes é aplicar a Linha de Losada e ensinar a todos os líderes e gestores a aplicarem a mesma técnica na interação com seus liderados.
Essas interações não precisam limitar-se a palavras, mas podem e devem incluir expressões, gestos ou até mesmo o famoso tapinha nas costas.
O segredo aqui é mudar o foco de toda a equipe, ao invés de olhar o problema, o olhar transforma-se para um olhar em busca de qualidades e soluções.
Ainda no mesmo estudo, Losada conclui, que entre seis e oito interações positivas, elevam ainda mais a performance do elogiado, acima disso o desempenho também passa a diminuir. Portanto, o ideal mesmo são seis interações positivas para cada negativa.
Uma ótima tática é ensinar a técnica da Linha de Losada para todos da equipe e estimular a troca de incentivos pelos integrantes através de diferentes ações, tais como: bilhetes parabenizando o empenho da equipe para atingir tal resultado antes mesmo da equipe sequer começar o trabalho, lembretes espalhados pelo escritório perguntando: “já elogiou um colega hoje?”, e-mails agradecendo e reconhecendo o esforço extra que alguém ainda irá realizar em determinada tarefa programada para os próximos dias, passar na mesa de um colaborador e deixar um café (se você sabe que ele costuma tomar café, é claro), passar e dar um sorriso, aperto de mão ou até mesmo o famoso tapinha nas costas e mostrar que você está vendo o esforço e dedicação de cada um. Uma outra ação bem interessante é criar uma marca/imagem que represente a ferramenta Linha de Losada e em cada formulário usado pelos líderes, incluir a imagem para lembrá-los de aplicar Losada na interação com os seus colaboradores.
Tudo isso é de graça e não custa nada iniciar uma onda de gentilezas com aqueles com quem você divide tantas horas do seu dia.
Participe da Conversa