Lidar com os sentimentos nem sempre é fácil, e dependendo da situação na qual está inserido a sua atitude pode variar muito, devido ao contexto, às suas emoções e a pensamentos.
Desenvolver as habilidades socioemocionais é essencial para um melhor padrão de comportamento. Estas habilidades determinam como cada um enxerga o mundo, se relaciona e reage a ele.
Quando eu digo habilidades sociais refiro-me à expressão de atitudes, senso de responsabilidade, autonomia, hierarquia, diligência, cooperação, solidariedade, opiniões e crenças, respeitando a si mesmo e aos outros…
E quando eu digo habilidades emocionais refiro-me a autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, independência, coragem, determinação, foco, paciência, persistência, tolerância, resistência às frustrações, controle dos impulsos e ansiedades, comunicação, empatia…
Agora eu lhe pergunto, quanto as suas emoções têm interferido em suas conquistas?
Quando passamos a perder oportunidades e não conquistamos os objetivos desejados, intuitivamente, acende um farol vermelho… Está mais do que na hora de rever seus pensamentos, sentimentos e atitudes!
Porém para que haja mudanças, não basta o outro te dizer que é necessário mudar seu comportamento, é preciso que você entenda a necessidade, que tenha consciência do seu cenário atual e desejado, avalie suas atitudes atuais e conquistas, avalie os ganhos com tal mudança, e principalmente que você esteja aberto para novos hábitos. Lembre-se que para mudar é preciso querer!
Normalmente o ser humano foca nos desafios, no esforço que é preciso ter para mudar e desiste. Se as suas emoções falam mais alto na hora de agir e este comportamento está atrapalhando as a suas conquistas, eu sugiro que você se concentre nos ganhos que terá com um novo padrão de comportamento, e avalie como suas habilidades podem lhe ajudar neste processo de melhoria!
Através do processo de Coaching podemos juntos realizar esta transformação!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa